Em novembro, um júri de especialistas internacionais avaliará os melhores cafés Arábica da safra 2019-20 para premiar o ‘Best of the Best’

A illycaffè anuncia os 9 países finalistas cujos melhores lotes de café Arábica foram selecionados para a 5a edição do Ernesto Illy International Coffee Award. A premiação será concedida em Novembro de 2020, em memória de Ernesto Illy, filho do fundador da companhia e pioneiro da cooperação virtuosa com produtores para a produção de café sustentável de alta qualidade.

Os laboratórios de qualidade da Illycaffè analisaram as amostras da safra 2019/2020 e selecionaram os melhores lotes finalistas para o 5o Prêmio Internacional Ernesto Illy. Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda são os 9 países produtores de café do Prêmio deste ano.

Um júri independente multidisciplinar de especialistas internacionais (chefs, jornalistas, degustadores profissionais selecionados entre baristas e associações internacionais de produtores de café) selecionará o vencedor. O júri terá que provar e avaliar as 9 amostras finalistas escolhendo entre 4 diferentes preparações (espresso, filtrado, moka e drip – filtrado individual).

 

Ernesto Illy International Coffee Award – No mesmo dia, o vencedor do “Coffee Lovers’ Choice” será anunciado. Os 9 cafés finalistas também serão avaliados pelos consumidores. O café com a pontuação mais alta, atribuída após uma série de degustações em lojas illy, será premiado com o “Coffee Lovers’ Choice”.

Os 9 cafés finalistas do 5o Ernesto Illy International Coffee Award estarão disponíveis para serem saboreados em lojas illy de diferentes países, e farão parte da coleção de café Author’s Note.

Os 27 finalistas que chegam para a 5a edição da premiação são, em ordem alfabética:

  • Brasil – Os vencedores do 29º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso – Fazenda Sequoia Minas (Angelândia, Chapada de Minas, MG) | Haroldo Barcelos Veloso (Carmo do Paranaíba, Cerrado Mineiro, MG) | Raimundo Dimas Santana Filho (Araponga, Matas de Minas, MG)
  • Colômbia – Ascafé – Spirit of Peace Ex Combatents | Coocentral – Cooperativa Central de Caficultores del Huila | Cooperativa de Caficultores del Norte de Nariño
  • Costa Rica – Coopeatenas R.L. | CoopeSabalito R.L. | Marespi S.A.
  • Etiópia – Asma International Business Pvt Ltd Company | Bechu International Trading Pvt Ltd Company | Legesse Sherefa Pvt Ltd Company
  • Guatemala – Finca El Consuelo | Finca La Providencia | Finca Peña Blanca
  • Honduras – Cooperativa Cafetalera San Francisco Cones Limitada – Cocasancol | Cooperativa Cocabel | Finca El Potrero
  • Índia – Kesarki Estate | Pura Estate | Rosewood Estate
  • Nicarágua – Finca Buenos Aires | Proyecto LIFT | San Ramón Estate
  • Ruanda – Ngamba Coffee Washing Station | Nzahaha Coffee Washing Station | Nyamyumba Coffee Washing Station

A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.405 pessoas globalmente em 2019, quando registrou receitas consolidadas de 520,5 milhões de euros. Há 269 lojas illy em mais de 40 países.

ADS Comunicação Corporativa
(11) 5090-3002 | (11) 5090-3004 | adsbrasil.com.br