O programa Semente Legal já certifica e rastreia a qualidade das sementes forrageiras desde 2017. Nesta nova edição, verificará também a sustentabilidade com o conjunto de sistemas TrustScore – que foi apresentado em evento da ONU/PNUMA e União Europeia, no mês passado.

Uma combinação inédita de tecnologias vai permitir que a produção de sementes no Brasil seja sustentável. O estado do Mato Grosso do Sul foi o primeiro a aderir à tecnologia desenvolvida pela Ceptis Agro, que já está disponível para implementação em todo o território nacional. A Ceptis Agro e a Aprossul assinaram, nesta quinta-feira (27), um contrato que une o programa Semente Legal com a nova tecnologia TrustScore – um avançado sistema de monitoramento e avaliação da sustentabilidade nas propriedades. O sistema já foi apresentado em evento da ONU/PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e União Europeia, no mês passado. A Ceptis Agro também irá apresentar o TrustScore na Climate Week em Nova Iorque – EUA, em 23 de setembro.

O Programa Semente Legal é uma solução que garante a origem e a qualidade das sementes forrageiras por meio de uma etiqueta de segurança, aliada a um avançado sistema de rastreabilidade. Nesta nova edição, o Semente Legal irá também verificar 60 indicadores sociais, ambientais e econômicos das propriedades e dos processos produtivos de sementes. A parceria com a associação alcançará 11 empresas sementeiras de soja, milho e forrageiras, que produzem mais de 50 milhões de quilos de sementes.

Para o presidente da Aprossul, Celso Pess Junior, o projeto vem para atender a demanda recente pela sustentabilidade no agro. “Estamos em um momento de evolução e a união com o TrustScore é um passo além da organização e do controle de qualidade. Com o com o apelo crescente pela sustentabilidade, agora poderemos fornecer toda a base do insumo da agricultura, que são as sementes, de forma sustentável e com garantia de que não há mão de obra ilegal, áreas ilegais, pirataria, entre outros problemas”, destacou.

 

Inovações voltadas à sustentabilidade no campo são urgentes – O rápido crescimento do desmatamento na Amazônia afeta fortemente a imagem do Brasil no exterior. A crise ambiental no Brasil no campo ameaça prejudicar exportações de produtos agrícolas e causar desinvestimentos internacionais. De acordo com Philippe Ryser, CEO da Ceptis, neste cenário as inovações voltadas à sustentabilidade no campo são necessárias e urgentes. Por isso, a Ceptis investe cada vez mais em inovação nesse novo contrato com a Aprossul. É a primeira vez no Brasil que as produções de sementes serão verificadas em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. “Nossa solução do Semente Legal já é uma referência de produtos de qualidade e origem garantida, em que os produtores e consumidores têm total confiança. Agora, seremos também pioneiros na criação das primeiras sementes forrageiras com selos de sustentabilidade do Brasil”, explica.

De acordo com Roberto Miyano, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ceptis Agro, a iniciativa é importante para oferecer visibilidade ambientalmente positiva do Brasil na área rural. “O processo de monitoramento TrustScore também promove a credibilidade do País – ao oferecer informações críveis e mensuráveis sobre a sustentabilidade no campo, assim como também rastreia e verifica a qualidade dos produtos. Isto é, o programa incentiva a boa produção, beneficiando toda a sociedade”.

 

TrustScore ganha relevância internacional – O TrustScore mensura os níveis de sustentabilidade das propriedades de maneira contínua, usando recursos como internet das coisas que analisa qualidade do solo, da água e também imagens de satélites. O sistema pode ser adaptado em propriedades de diversos tamanhos e de diferentes tipos de produção agropecuária. Desde, por exemplo, pequenas plantações de cacau até grandes cultivos como soja, arroz, milho, entre muitas outras. O sistema foi apresentado no evento da ONU/PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e União Europeia no mês passado em Brasília. A Ceptis também foi convidada para apresentar TrustScore na Climate Week em Nova Iorque – EUA, em 23 de setembro.

O Semente Legal é uma solução nacional completa desenvolvida pela Ceptis Agro em operação desde 2017. A iniciativa foi implementada após anos de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. Das sementes forrageiras – por onde começamos o programa -, passando pelas sementes de uso comum e contemplando também os insumos agrícolas e veterinários, o Semente Legal tem a finalidade de garantir processos de rastreabilidade segura e certificação de origem aos produtos agrícolas.

Desde 2017, levamos segurança e confiança ao produtor e consumidor por meio de uma sistemática que permite controlar a procedência e qualidade das sementes. E para fazer esse controle, o cliente – produtor e consumidor – conta com o suporte de uma plataforma tecnológica, um aplicativo e uma etiqueta (ou um lacre) com códigos de segurança antifraude e tecnologias antifalsificação, que é fixada nas sacarias e bigbags.

Criada em 2016, a Ceptis é uma empresa moderna, ágil, e eficiente, que detém o direito de explorar as atividades tecnológicas de rastreabilidade segura garantindo a qualidade, a originalidade e qualidade de diversos produtos. A empresa utiliza produtos e soluções desenvolvidos há mais de 90 anos na Suíça, aplicadas em mais 20 países. A Ceptis tem como propósito integrar tecnologias digitais, de tintas de segurança e soluções sustentáveis para a produção agrícola.

FSB Comunicação
fsb.com.br