Novo modelo de gestão proporcionará melhoria constante no manejo dos animais e padronização de processos dentro e fora da Companhia

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, anuncia nova estrutura para sua área de Bem-estar Animal regida por uma nova política, como forma de avançar em uma gestão cada vez mais sustentável. A área de governança específica do tema, com profissionais especializados em todas as unidades do Brasil e exterior, é parte da estratégia da Companhia em reforçar as melhores práticas seguindo seu compromisso de padronização e modernização dos métodos humanitários de manejo, embarque, transporte, desembarque, e demais processos realizados em suas instalações.

A nova estrutura é composta por um comitê técnico multidisciplinar que envolve profissionais das áreas de Sustentabilidade, Compra de Gado, Transporte de bovinos, Qualidade e Comunicação. O diretor de sustentabilidade da Minerva Foods, Taciano Custodio, reforça que “as exigências relacionadas ao Bem-estar Animal na Companhia vão muito além de cumprir normas e legislações brasileiras. Seguimos os mais rígidos padrões internacionais em nossas práticas para garantir que os animais sejam tratados com cuidado, dignidade e respeito. A nova política adotada tem como objetivo conduzir nossas operações com princípios éticos e transparência não só entre nossos colaboradores, como entre nossos fornecedores e parceiros”. A Companhia segue as premissas dos cinco domínios do bem-estar animal recomendados pelo Farm Animal Welfare Committee (FAWC).

Além disso, o Regulamento 1099, da União Europeia; o Protocolo da American Meat Institute (AMI), dos Estados Unidos; e o Regulamento de Rastreabilidade da União Europeia e Chile são algumas das legislações que norteiam a área de Bem-estar Animal na Minerva Foods. Somam-se a elas uma série de requisitos específicos exigidos pelos clientes no Brasil e no mundo.

“Temos um Programa de Bem-estar Animal muito bem estruturado, com profissionais dedicados em todas as nossas unidades e baseado no controle de tolerância zero a atos de abuso, negligência ou maus-tratos. Para isso, investimos continuamente em treinamentos internos e externos (fornecedores e parceiros), e em verificações de processos em todas as etapas de produção. Adotamos procedimentos de autocontrole internos específicos em todas as nossas plantas no Brasil e no exterior, com checklists periódicos de indicadores e com realização de auditorias internas mensalmente”, destaca a coordenadora de Bem-estar Animal na Minerva Foods, Tâmara Borges.

O Trajeto do Boi é outra ferramenta desenvolvida pela Minerva Foods para garantir a conformidade das instalações. É um projeto de diagnóstico de pontos críticos com o objetivo de buscar a melhoria contínua de estruturas industriais, bem como toda a frota de veículos.

 

Selo de Bem-estar Animal – Parte dessa reestruturação inclui a criação e adoção do Selo de Bem-estar Animal Minerva Foods, que chancela, simboliza e unifica todas as discussões e iniciativas da Companhia em relação ao tema. O selo simboliza a nova identidade e destaca a preocupação, cuidado e respeito aos animais por parte da Minerva Foods.

A comunicação estará presente em todos os uniformes dos colaboradores, bem como capacetes. Também em todos os materiais de divulgação das práticas relacionadas à área como em cartilhas compartilhadas com pecuaristas, fornecedores e documentos oficiais, por exemplo.

Como um dos três pilares da área de Sustentabilidade da Companhia, o Bem-estar Animal reforça o compromisso com a qualidade e respeito à vida, sendo parte intrínseca dos processos da Minerva Foods e caracterizando sua essência de atuação.

Junto com a nova estrutura e política, a Companhia lança também a reformulação da página do site para Sustentabilidade com todas as informações detalhadas sobre a área, política e certificações.

 

Certificações Internacionais

Todas as unidades da Minerva Foods no Brasil, Paraguai, Uruguai e as unidades de Rosário e Pilar na Argentina possuem certificação Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), aferidas por instituições internacionalmente reconhecidas. Em 2019, todas as plantas Minerva Foods no Brasil receberam pontuações de destaque nas auditorias PAACO, confirmando a excelência em Bem-estar Animal. As plantas de Araguaína (TO), Barretos (SP), Janaúba (MG) e Palmeiras de Goiás (GO), localizadas no Brasil, e todas as unidades do Paraguai e Uruguai possuem certificações orgânicas que também atestam critérios referentes ao nível de bem-estar dos animais.

 

A estratégia de atuação da Minerva Foods está alicerçada nos mais elevados padrões de excelência em governança corporativa nacional e internacional. A Companhia é atualmente a única representante de seu setor na América Latina a obter financiamento da International Financial Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, que apoia o compromisso com a sustentabilidade e liderança no gerenciamento das questões socioambientais da cadeia produtiva. A Minerva Foods é guiada pelos padrões de desempenho da instituição com o objetivo de identificar, mitigar e gerenciar os riscos e impactos, em prol de negócios sustentáveis, com geração de valor para todos os elos da cadeia.

A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária Athena Foods, empresa que nasceu líder no mercado global de exportação de carnes bovinas da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 24 plantas de abate e desossa, 15 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento.


Loures Consultoria
11 2391-5005 | loures.com.br