Documento detalha ainda dados do negócio, resultados financeiros e iniciativas socioambientais do último ano-safra

Com o objetivo de guiar sua atuação prezando pela sustentabilidade em todas as suas operações e negócios, a Raízen, empresa integrada de energia, divulgou nesta semana seu Relatório Anual, documento em que a companhia compartilha seu desempenho econômico, social e ambiental da safra 19’20. Nesta edição, o Relatório mostra como a companhia vem atuando na diversificação de portfólio e direcionando sua estratégia para uma atuação que impulsiona as boas práticas na cadeia produtiva em que atua.

Comprometida em participar de forma ativa no processo de transição energética por qual o Brasil e o mundo passam, a Raízen vem aprimorando sua atuação pautada em inovação e sustentabilidade para atender as tendências dos mercados que atua. Nesse contexto, a empresa anunciou recentemente o compromisso em reduzir 10% as emissões de gases de efeito estufa de seu etanol até 2030.

Enquanto uma das maiores produtoras de biocombustível e bioenergia do mundo, a Raízen entende que tem papel fundamental nos setores em que atua, e que é de extrema importância incorporar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança disponíveis, e promover compartilhamento de valor integrado à toda sua cadeia de valor.

“Temos participado ativamente para transformar e modernizar os ambientes onde fazemos negócio, continuamente pautados em uma performance sustentável, ética e transparente”, explica Cláudio Oliveira, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Raízen.

O Relatório Anual da safra 19´20 detalha ainda as iniciativas adotadas pela empresa para mitigar as consequências provocadas pela pandemia de Covid-19 e destaca as ações realizadas com parceiros, fornecedores e sociedade civil para manter suas operações em andamento de maneira segura e efetiva.

 

Diversificação no portfólio de energia – Em 2019, a Raízen inaugurou em Piracicaba/SP sua primeira planta de painéis fotovoltaicos, movimento que marcou sua entrada no mercado de Geração Distribuída. A companhia também avançou na construção de uma unidade de biogás em Guariba-SP, que deverá ser concluída no início de 2021. Ainda na última safra, a empresa firmou a compra de 81,5% da Cosan Biomassa, que produz e comercializa pellets de bagaço e palha de cana-de-açúcar.

Com projetos que carregam os conceitos de economia circular e gestão de resíduos para criar um portfólio de produtos sustentáveis, a estratégia de expansão da companhia também focou no etanol de segunda geração (E2G), produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar, processo do qual atende aos mais rigorosos padrões de sustentabilidade de Bonsucro e ISCC. Atualmente, a companhia detém o maior volume do mundo certificado pela Bonsucro, com 22 das 26 unidades certificadas. A meta é de estender às demais até 2021. Com objetivo de contribuir com a melhoria contínua de governança e expansão, a companhia conta com diversas realizações que diversificam seu portfólio integrado de energia.

 

Foco em integrar e desenvolver – A Raízen encerrou a safra de 19’20 com mais de 29 mil colaboradores que contribuíram ativamente para um ambiente de trabalho ético, seguro, diverso e inovador. A companhia acredita que um time motivado e valorizado é a base do sucesso dos negócios e mantém, junto aos seus cerca de 3 mil fornecedores de cana-de-açúcar, os Programas Cultivar e ELO, focados no aprimoramento de produtividade e na adoção das melhores práticas disponíveis no mercado. Promovendo ações disruptivas, a companhia também desenvolve diversos projetos de inovação tecnológica no campo, e, por meio do Pulse, seu hub de inovação, busca garantir excelência dentro e fora de suas unidades.

Ao longo de 19’20, a companhia reforçou o conceito de Humanologia da marca Shell, que aposta na tecnologia a serviço das pessoas, de forma que o cliente saia do posto melhor do que entrou. Segurança é um elemento fundamental e presente em todas as frentes de atuação da empresa, que investe continuamente em programas e ações de treinamento em linha com os critérios de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). A segurança também está presente na energia que transforma crianças, jovens e adultos nas comunidades do entorno das localidades onde empresa está presente, promovendo educação, qualificação, capacitação profissional e oportunidade.

Confira a íntegra do relatório neste link.

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.
É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.
Com uma rede de revendedores de mais de 7.300 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.


Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas
11 2391-5005 | www.loures.com.br