Ação do programa Soja Plus traz dicas e orientações para o combate à disseminação no campo

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) está lançando a cartilha “Como prevenir contaminações pela Covid-19 nas propriedades rurais, com o objetivo de orientar os produtores e funcionários quanto à disseminação da Covid-19 nas propriedades rurais. A iniciativa faz parte do Programa Soja Plus, que visa a melhoria contínua da gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais produtoras de soja.

O documento traz dicas e orientações sobre os cuidados e formas de prevenção desde o momento da contratação de funcionários, rotina diária no campo e a permanência em ambientes fechados, como alojamentos, cantinas e escritórios. “Desde o início da pandemia no Brasil, inúmeras informações foram veiculadas para a prevenção em ambientes urbanos, poucas publicações fazem referência às precauções em ambientes rurais. O Brasil tem 5 milhões de fazendas e 34 milhões de habitantes na zona rural, essas pessoas e todos os envolvidos na cadeia produtiva do agro merecem nosso respeito e cuidado”, destaca Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove.

A cartilha orienta os trabalhadores a receber fornecedores, vendedores externos e consultores somente com a autorização dos responsáveis pela propriedade e sempre com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Outra recomendação enfatiza a importância da higienização das superfícies de contato dos veículos e máquinas agrícolas, como volante, câmbio, painel e maçanetas.

Considerado o maior programa de assistência técnica privado do Brasil, o Soja Plus atua em 2.465 fazendas, que representam uma produção de 9,6 milhões de toneladas de soja (8% da produção brasileira da oleaginosa em 2019) em aproximadamente 3,2 milhões de hectares. Criado em parceira com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), o programa apresenta índice de 98% aceitação entre os produtores rurais do MT, MS, MG, BA, GO, MA e PI, graças aos trabalhos desenvolvidos pelos supervisores de campo que atuam diariamente na execução das atividades do Soja Plus dentro das propriedades.

Clique aqui para download da cartilha 

FSB Comunicação
fsb.com.br