Evento online promovido pela Yara reuniu renomados especialistas para debater as melhores práticas e os impactos da pandemia no setor

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, promoveu no último dia 2, um evento entre especialistas agronômicos, pesquisadores, empresários e agricultores para discutir os desafios da nutrição do citros, tendências e perspectivas de mercado frente à pandemia do Covid-19. Realizado pela primeira vez em formato online, semelhante a um programa de entrevistas, a edição deste ano contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas. A transmissão na íntegra do evento está disponível nesse link.

A programação foi dividida em três blocos, cada um com um pesquisador e um especialista agronômico, trazendo aspectos técnicos e mercadológicos sobre a cultura. O primeiro tema abordou a “Nutrição e Sanidade das plantas de citros”, com a participação do pesquisador e diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira (IAC), Dirceu Mattos Junior, e do agrônomo Acácio Martins. No segundo bloco, o também pesquisador do IAC, Rodrigo Marcelli Boaretto, e o agrônomo Érico Corneta, da Yara, trouxeram estudos da “Fisiologia e Nutrição de Micronutrientes”. E, no último bloco, a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Margarete Boteon, e o agrônomo Flávio Novaes, falaram sobre o “Mercado de Citros e Fertilizantes”.

Segundo a pesquisadora do CEPEA, Margarete Boteon, a citricultura brasileira, apesar das dificuldades, tem mantido suas atividades devido à essencialidade do negócio. As pessoas continuam se alimentando, mas novos hábitos têm sido estabelecidos. “É importante entender o novo perfil de consumo e a mudança de comportamento das pessoas para captar as oportunidades. O cenário do mercado de mesa é positivo e as cotações estão estáveis. Os produtores devem se atentar a isso e focar na qualidade dos seus produtos”, explica. “Sabemos que o país é referência no setor”, completa.

Quando o assunto é produtividade, o citricultor deve estar ainda mais atento para seguir as recomendações nutricionais de cada fase da lavoura, e isso envolve prever o impacto para as culturas a curto e longo prazo e, principalmente, usar de forma adequada os fertilizantes. “A correta utilização dos insumos no manejo do solo (dose e fonte), aliada ao uso eficiente dos adubos, são fatores importantes”, explica o diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira (IAC), Dirceu Mattos Junior. O pesquisador Rodrigo Marcelli Boaretto também trouxe a questão, afirmando que as fontes de nitrogênio e de cálcio têm grande influência nas culturas cítricas, “mas sua eficácia depende do sistema de gerenciamento de nutrientes e água”, finaliza.


A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 5,5 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.


Grupo CDI – Comunicação e Marketing
(11) 3817-7910 | cdicom.com.br