O problema é causa de grandes perdas para o produtor

As doenças do complexo respiratório são um dos principais fatores de prejuízo para a suinocultura, podendo causar cerca de 45% das mortes durante a fase de creche e mais de 60% das mortes na fase de recria e terminação.

“Uma das etapas mais críticas da vida de um leitão certamente é o desmame, visto que ele deixa de ter a proteção materna e a percepção de grupo consolidada com seus irmãos e tem, logo na entrada da fase de creche, a necessidade de estabelecer uma nova hierarquia e ter a aprendizagem desse ambiente cheio de estímulos. É, sem dúvida, um período muito estressante”, avalia o médico-veterinário Érico Franco, Assistente Técnico da área de Suínos da Zoetis.

Nesse estágio de aproximadamente 21 dias de vida, os leitões recebem também importantes vacinas contra as principais doenças que os afetam, como, por exemplo, pneumonia enzoótica e circovirose. “O tempo necessário para que o organismo gere uma resposta imune apropriada é de cerca de 15 dias após a aplicação das vacinas. O que recomendamos é que, simultaneamente a isso, os leitões recebam um medicamento que os auxilie nessa fase crítica”, diz Franco.

Com indicação de tratamento metafilático e terapêutico, DRAXXIN® é recomendado para combater os principais agentes bacterianos respiratórios, inclusive o Mycoplasma hyopneumoniae. “Essa é uma opção de medicação estratégica, que consiste em tratar os animais clinicamente doentes, os subclínicos (com doença incubada) e a população suscetível”, explica Franco. “Só conseguimos a garantia da proteção por meio de antibiótico injetável, de amplo espectro e extralonga duração”, acrescenta o especialista.

O especialista explica ainda a diferença entre esse procedimento e a medicação via ração. “Se os animais que estão doentes não consomem ração ou o fazem em quantidade reduzida, temos uma falha terapêutica, o que resulta em maior quantidade de animais doentes nas fases subsequentes e, como sequela, um aumento no uso de antibióticos”.

Antibiótico à base de tulatromicina – molécula de utilização exclusiva na produção animal, que não provoca resistência bacteriana –, DRAXXIN® tem ação concentrada no tecido pulmonar. Contribui para o uso consciente e seguro de antibióticos, já que é um medicamento que confere ao leitão a dose certa, no momento certo. “De ação rápida e prolongada, ele é aplicado em uma única dose e não causa efeitos colaterais”, salienta Franco.

Além dessas vantagens terapêuticas, a tulatromicina possui efeito imunomodulador, ou seja, estimula as reações imunológicas do organismo, auxiliando na recuperação dos leitões. “Todos esses benefícios farão com que os animais estejam saudáveis o mais rápido possível e, dessa maneira, passem a consumir ração no cocho e a expressar seu comportamento natural o quanto antes. Assim, também incentivamos os animais a expressarem seu potencial genético”, finaliza o médico-veterinário.

 

Site – Para melhor informar a respeito do produto, a Zoetis criou um site específico, onde você confere todas as informações sobre metafilaxia, efeitos e impacto econômico, e também reportagens sobre o uso da tulatromicina.

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US﹩ 6,3 bilhões de dólares.

Interfuse Communications
(11) 5090-8943 | interfuse.com.br