Pandemia e proteína animal

Por Vivaldo José Breternitz

Vivaldo José Breternitz, professor de Planejamento Estratégico e Sistemas Integrados de Gestão da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Cientistas sabem que o que vivemos agora, pode ser apenas um ensaio para uma pandemia ainda mais séria, com um custo em vidas humanas muito maior – como em 1918, quando a Gripe Espanhola matou pelo menos 50 milhões de pessoas.

Neste momento, quando alguns dizem que a origem da pandemia do coronavírus pode estar ligada ao consumo de animais silvestres vendidos vivos em mercados da China, a revista Scientific American publicou recentemente um artigo acerca dos potenciais riscos trazidos pelo consumo de proteína animal produzida em bases industriais.

As condições em que essas verdadeiras “fábricas de carne” funcionam, com o confinamento de milhares de animais em espaços muito reduzidos, servem como caldo de cultura para outras pandemias.

Suspeita-se que o surto de H1N1, a gripe suína de 2009, teve início em uma criação de porcos na Carolina do Norte, enquanto o surto de H5N1, a gripe aviária de 1997, originou-se em granjas chinesas. Agora, tanto a Índia quanto a China anunciaram surtos de gripe aviária em suas granjas, embora esses surtos ainda não tenham afetado a saúde humana.

Alguns autores, como o médico americano Michael Greger, autor do livro Bird flu: a virus of our own hatching (numa tradução livre “Gripe aviária: um vírus de nossa própria criação”), dizem que estamos brincando de roleta russa, e descreve a indústria agropecuária como um “ambiente perfeito” para o surgimento de doenças infecciosas.

Podemos mitigar esse risco mudando a forma como produzimos e reduzindo o consumo de proteína animal. Isso não só iria diminuir os riscos de pandemias, mas também poderia ajudar a enfrentar outros problemas, como o aquecimento global, a resistência a antibióticos e a destruição de florestas.

Para o Brasil, isso pode ser um problema, pois somos grandes produtores e exportadores de proteína animal e de soja, usada para alimentar animais ao redor mundo. Talvez fosse bom, desde já, pensarmos no assunto.


Assessoria de Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie
(11) 2766-7280 | viveiros.com.br