Companhia orienta pecuaristas fornecedores sobre o uso da ferramenta de diagnóstico desenvolvida pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS)

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, participa, em parceria com o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e a Solidaridad Brasil, de iniciativa setorial inédita que busca fortalecer a sustentabilidade na cadeia pecuária bovina. A empresa é a primeira do setor a implementar o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), desenvolvido pelo GTPS como ferramenta de sustentabilidade para seus fornecedores.

O GIPS é uma ferramenta de autoavaliação e uso voluntário. Foi criada pelo GTPS com o objetivo de avaliar o que a cadeia entende como produção sustentável sendo referência para que o pecuarista avalie a sua situação atual na gestão de sua propriedade e possa prosperar na atividade. O diagnóstico é gratuito, sigiloso e principalmente focado na gestão da propriedade com viés sustentável.

Taciano Custodio, head de sustentabilidade na Minerva Foods, ressalta a importância de ferramentas que tragam referências sobre sustentabilidade na cadeia produtiva. “É muito relevante para nós, da Minerva Foods, sermos parceiros do GTPS e da Solidaridad Brasil nesse projeto, uma vez que priorizamos a sustentabilidade da cadeia de ponta a ponta. A ferramenta será uma aliada aos pecuaristas que fornecem para nós, contribuindo para que eles possam aprimorar suas práticas de sustentabilidade e gestão de suas propriedades. Como consequência, atuamos indiretamente na melhoria da produtividade. Certamente é uma maneira de reforçarmos nosso comprometimento com os pecuaristas parceiros”, comenta.

As atividades promovidas em Rondônia fazem parte de um programa liderado pela Solidaridad Brasil que visa apoiar a transição para uma pecuária de baixo carbono na Amazônia. O objetivo é aumentar a demanda por produtos agropecuários que permitam a conservação da floresta no mercado internacional, como nos Estados Unidos e na China. O projeto é financiado pela Agência Norueguesa de Cooperação ao Desenvolvimento (Norad) e pretende contribuir para a adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

 

Atuação sustentável – A Minerva Foods é única empresa do setor atualmente financiada pela IFC, do Grupo Banco Mundial, que apoia seu compromisso com a sustentabilidade e sua liderança no gerenciamento das questões socioambientais de sua cadeia produtiva. A Companhia já faz parte das mesas regionais dos países em que atua, entre eles o Brasil, o Paraguai, a Argentina e a Colômbia. A participação da Minerva Foods na mesa global, enquanto líder em exportação na América do Sul, representa a amplificação da representatividade do continente no âmbito mundial. Suas unidades são ainda certificadas pela PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization) para melhores práticas de manejo e bem-estar animal, como também seguem padrões globais para gestão da segurança do alimento da BRC (British Retail Consortium) e HACCP Hazard (Analysis and Critical Control Point).

As compras de gado realizadas pela Minerva Foods no Bioma Amazônia, assim como em outros biomas, são 100% feitas em fazendas monitoradas, o que assegura que todos os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais. Atualmente, a Empresa monitora por conta própria mais de 8.000 fornecedores no bioma Amazônia, compreendendo uma área total de mais de 9 milhões de hectares, uma região equivalente ao território de Portugal.


 

A Minerva Foods é a líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. A Companhia possui, atualmente, capacidade diária de abate de 26.380 cabeças de gado e de desossa equivalentes a 27.966 cabeças de gado.

Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária Athena Foods, empresa que nasceu líder no mercado global de exportação de carnes bovinas da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 14 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento. Nos últimos doze meses findos em 30 de setembro de 2019, a Companhia apresentou uma receita bruta de vendas de R$ 18 bilhões, 9% acima da receita bruta do mesmo período de 2018.

Criado em 2007, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) foi a primeira mesa redonda de discussão sobre questões relacionadas à cadeia de valor da pecuária. Composta por representantes de diferentes segmentos – incluindo produtores, indústria, fornecedores de insumos e serviços, bancos, organizações da sociedade civil, varejos e restaurantes, centros de pesquisa e universidades – o objetivo do GTPS é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária por meio da articulação dos diferentes elos, disseminação de informações de qualidade e promoção da melhoria contínua em todos os processos relacionados ao setor.
A Solidaridad é uma organização internacional da sociedade civil com mais de 50 anos de experiência e atuação em mais de 40 países no desenvolvimento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis da agropecuária e da mineração artesanal. Promove parcerias e soluções inovadoras junto a governos, organizações, cooperativas e empresas nacionais e internacionais para apoiar produtoras e produtores rurais a produzir melhor. Sua missão é garantir a transição para uma economia sustentável e inclusiva que maximiza o benefício para as pessoas e o planeta. No Brasil, a Solidaridad trabalha com foco na sustentabilidade das cadeias de oito commodities, contribuindo para a segurança alimentar e climática. São elas: algodão, cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja. Além disso, atua numa perspectiva de paisagem, permitindo a integração entre diversos cultivos e áreas de floresta e estimulando uma produção de baixo carbono.

Loures Consultoria
11 2391-5005 | loures.com.br