Como o otimismo pode fortalecer o Brasil em 2020

Por Delair Bolis

Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal © Divulgação

Começo de ano é sempre uma época oportuna para repensarmos alguns hábitos e adotarmos atitudes que nos ajudem a ir cada vez mais longe. Por isso, refletindo sobre as expectativas para 2020, concluí que a máxima desse ano será o otimismo. Como venho dizendo, o Brasil está preparado para atender cada vez mais ao crescimento do mercado de saúde animal – e digo mais: nosso país está preparado para crescer e se desenvolver como um todo. Acredito que se explorarmos os nossos pontos positivos ao longo dessa jornada e celebrarmos o que temos de mais espetacular, maximizaremos nossa capacidade produtiva e, por consequência, iremos ainda mais longe.

Tem um ditado que diz que o otimismo é a fé em ação. Nada pode ser feito sem otimismo. É acreditando, planejando e executando que a gente muda. O pessimismo paralisa e muitas vezes impede a mudança.

Eu sou um otimista nato em tudo que eu faço, cresci assim. Paixão e otimismo me guiam em todos os aspectos da minha vida. Li uma vez que o Brasil tem o maior percentual de otimistas do mundo, segundo uma pesquisa encomendada pela Expo Dubai, divulgada em 2019. Segundo o levantamento, 76% dos brasileiros se consideram otimistas, um número consideravelmente superior em relação à média global, que ficou em 56%. A pesquisa também revelou que 89% dos entrevistados afirmaram que a chave para um futuro melhor está no compartilhamento de conhecimento e na comunicação entre indivíduos e sociedade.

Pode parecer algo abstrato quando falamos de otimismo, mas ao longo dos anos venho observando que esse fator pode inclusive fazer uma grande diferença na vida profissional – bem como a comunicação transparente e a renovação de conhecimento.

Costumam dizer que a visão do profissional otimista é aquela que enxerga “o copo meio cheio” e que preza pelo lema “eu sei que o barco tá furado, mas não paro de remar nunca’’. É no meio das crises que surgem as oportunidades e encontramos a nossa força. Eu gosto de falar sempre que eu sou daquele tipo de otimista que ao estar diante de um copo meio cheio, primeiro brindo e comemoro bebendo o conteúdo que está no copo, assim, além de celebrarmos, teremos diante de nós a oportunidade de encher um copo inteiramente vazio.

Sempre que viajo gosto de conversar com as diferentes pessoas para entender qual é a visão sobre o nosso país. Eu sei que tem muita coisa boa acontecendo por aqui. Reconheço as coisas ruins, mas sou um otimista que acredita que tudo vai melhorar. O Brasil sofreu muitas mudanças nos últimos 40 anos, e com elas evoluímos. A velocidade foi adequada? Talvez não. Há muita coisa a se fazer? Sim, com certeza – e sempre haverá. Faz parte do processo de evolução continuada. Mas acho importante refletirmos sobre a imagem e reputação da nossa marca Brasil. Precisamos cuidar dela, já que uma percepção positiva é mais rentável para os negócios e, consequentemente, para o desenvolvimento do país e seu povo.

Então, em 2020, prometa que você fará sua parte em construir um Brasil melhor, celebrando o nosso país e torcendo pela nossa nação. Vamos destacar que o agronegócio é um de nossos orgulhos nacionais. Que nos mexemos muito em busca de transparência e excelência. Que sim, somos felizes e sabemos nos reinventar como ninguém. Que nossas praias e nossa natureza são ímpares. Que nosso clima continua sendo abençoado, mas, que acima de tudo, praticamos a caridade individualmente como nenhum outro povo. Que somos um dos países mais produtivos do mundo em muitas áreas e segmentos. Que falamos e focamos em produtividade, não somente em produção.

Em 2020, tenhamos a ousadia de ir além do pensar e falar com otimismo: devemos atuar como otimistas. Entre na sua briga para ganhar. Planeje e execute com excelência, pois essa é a única maneira de fazer isso acontecer. Vamos cuidar com otimismo, profissionalismo e garra da nossa marca Brasil. Feliz 2020 para todos nós.

 

Com foco em desenvolvimento de medicamentos e serviços inovadores para veterinários, produtores e proprietários de animais de estimação, a MSD Saúde Animal é uma companhia global com mais de um século de história, presente em mais de 50 países e com produtos disponíveis em 140 mercados. Conhecida nos Estados Unidos e no Canadá como Merck Animal Health, a empresa biofarmacêutica é uma das líderes de mercado no fornecimento de produtos voltados para a saúde animal. Seu propósito é melhorar a vida das pessoas por meio do compromisso com a ciência, trazendo ao mercado produtos que entregam mais saúde e desempenho aos animais.

Ketchum
(11) 5090. 8941 | ketchum.com.br