Software também é utilizado em outras sete instituições de ensino superior do país, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás

A Ideagri firmou recentemente uma parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, situada em Piracicaba – SP, que desde o final de 2019 passou a utilizar o software para a gestão de sua Fazenda Experimental. Com a adoção do sistema, além de garantir o bom gerenciamento do rebanho da instituição, os alunos têm a oportunidade de operar o software e analisar as informações reais, estando melhor preparados para a atuação no mercado de trabalho.

Com uma produção média é de 1500 litros por dia, baseada em pastagens no verão e suplementação com silagem de milho no inverno, a Fazenda Experimental da Esalq conta com um rebanho de 75 vacas em lactação da raça Holandesa. Engenheiro agrônomo, responsável pela fazenda, Murilo Alves Porto Meschiatti, conta que durante anos, as anotações e controles zootécnicos eram feitos por cadernos e livros de anotações. “Com o passar dos anos migramos para um sistema digital, o qual ficamos por cerca de 2 anos. Com a necessidade do aprimoramento dos controles, uma melhor gestão dos dados e um melhor suporte, foi que no final do ano de 2019 firmamos uma parceria com o Ideagri.”

Segundo ele, após o primeiro contato, em questões de dias, os dados já estavam na plataforma, prontos para gerarem relatórios de controles zootécnicos. “Logo de começo a receptividade e a agilidade em nos atender foi de notável rapidez e excelência. A facilidade operacional e o ótimo suporte da equipe foram as mais notadas diferenças. Em apenas dois dias nossos alunos já estavam operando o programa e analisando os dados gerados”, revela.

Outro ponto destacado pelo engenheiro são os inúmeros relatórios de controle que são emitidos pela plataforma. Com eles, é possível gerir praticamente todos os setores da fazenda e mensurar o desempenho produtivo. Os alunos também conseguem acompanhar o sistema produtivo, gerando discussões técnicas e planos de metas de desempenho.

“Em tempos atuais, não há espaço para amadores na pecuária, principalmente na pecuária leiteira. Quem não investe em tecnologia e gestão de dados e pessoas, está fadado ao insucesso. É por isso que a Esalq escolheu o Ideagri como plataforma para gestão e gerenciamento do rebanho e ferramenta de ensino para seus alunos”, finaliza.

 

O Ideagri – A CEO da Ideagri, Heloise Duarte, conta que, além da Esalq, o software é utilizado em outras sete instituições de ensino superior do país e quem ganha é o setor. “A adoção do sistema em fazendas experimentais e em centros de pesquisa permite às instituições prepararem seus alunos para lidarem com a realidade do mercado, após a formatura, de maneira diferenciada e profissional.”

O Ideagri é utilizado também na Fazenda Experimental da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais; pela Fazenda Experimental da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; pela Fazenda Palmital – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), da Universidade Federal de Lavras; no Programa Família do Leite da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais; na Fazenda Escola da Universidade Federal de Jataí; Fazenda da Universidade Estadual Paulista e Fazenda do Glória, da Universidade Federal de Uberlândia.

Sistema inovador para a gestão econômica e financeira da agricultura e pecuária, o software Ideagri permite ao usuário a gestão de fluxo de caixa, planejamento orçamentário, controle de estoque, bem como a gestão da produção animal. Através do sistema é possível realizar controles reprodutivos completos, além do acompanhamento dos dados sanitários da fazenda.

O sistema facilita ainda a realização de benchmarking para análise do desempenho do rebanho em relação ao mercado e permite o lançamento dos dados na versão Desktop e acompanhamento dos resultados na plataforma Web.


PIQUINI Comunicação Estratégica
(31) 2510-2630 | piquini.com.br