Unidade está localizada em Rio Brilhante (MS) e tem potencial para produzir 800 mil toneladas de fertilizantes por ano, entre sólidos e líquidos

Com a missão de desenvolver produtos e soluções de qualidade superior com base nas necessidades e características da agricultura tropical, foi inaugurada no último sábado (16), a nova fábrica de fertilizantes da HINOVE AGROCIÊNCIA, no município de Rio Brilhante (MS). Ocupando uma área total de 100 mil m2 e investimentos da ordem de R$ 25 milhões, a solenidade de inauguração contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do prefeito da cidade, Donato Lopes da Silva e outras autoridades políticas regionais e lideranças setoriais do agronegócio. A instalação tem capacidade anual para produzir 400 mil toneladas de fertilizantes líquidos e outras 400 mil toneladas de fertilizantes sólidos.

Aprimorar, incentivar e inovar. Palavras-chaves que definem o novo conceito em produção agrícola desenvolvido pela HINOVE AGROCIÊNCIA. Com a entrada em operação da nova unidade, em Rio Brilhante, a HINOVE reforça sua posição como uma das mais inovadoras indústrias do segmento de fertilizantes, oferecendo uma linha de compostos que atende a uma centena de formulações, garantindo soluções de alta tecnologia para o produtor agrícola brasileiro, de acordo com suas necessidades.

Grande parte da produção da nova unidade se destina às culturas da cana de açúcar, soja, milho, pastagens, reflorestamento e hortifruti e terão como mercado potencial um raio superior a 250 quilômetros no entorno da unidade fabril. Ou seja, por estar estrategicamente localizada no coração do Brasil poderá atender os Estados vizinhos e até mesmo os países que fazem fronteira com MS, como Bolívia e Paraguai.

Autoridades prestigiam a inauguração da fábrica da Hinove Agrociência
© Jefferson Diogo Duarte de Moraes

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que também é produtor rural, a instalação da nova fábrica vem ao encontro de um momento promissor para a agricultura no Estado. “Além de gerar empregos, utilizar mão de obra local e aumentar a renda, amplia ainda a oferta de produtos que nos últimos dois anos aumentou devido a expansão de quase 600 mil novos hectares que adentram à produção agrícola, de produtores que estão migrando da pecuária e da pastagem degradada. Mais tecnologia disponível ao produtor. Uma matéria prima produzida localmente que vai aumentar a competitividade. Isso é extremamente promissor. É um ganha ganha”, completou.

A nova fábrica se junta a uma considerável estrutura produtiva e comercial da HINOVE que inclui, além da sede administrativa, localizada em Araraquara, interior paulista, uma unidade produtiva em Registro-SP, parcerias em diversas minas de fosfato em São Paulo e Mato Grosso do Sul, subsidiárias na Bolívia e Paraguai, assim como outras parcerias.

Não é a toa que uma das missões da HINOVE é ser a melhor empresa de fertilizantes especiais do Brasil. Uma empresa que desde 2011 traz formulações inovadoras com base nas necessidades e características da agricultura tropical. O Ceo e fundador da HINOVE, Renato Benatti, afirmou que a empresa nasceu com este DNA, de ser uma empresa inovadora. “Customizamos para os nossos maiores clientes. Atendemos clientes de 500 hectares a 1 milhão de hectares, principalmente do setor sucroenergético. Nossos produtos são dotados de muita tecnologia e aditivos especiais que são melhores aproveitados pelos solos e pelas plantas”, esclareceu Benatti.

O prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva, também fez questão de destacar a trajetória que começou em 2017. “É uma alegria estar aqui na sede da Hinove no município, onde antes havia apenas o terreno. Graças à união de esforços do Governo do estado, através da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul), Prefeitura municipal e HINOVE, hoje Rio Brilhante tem o mérito de possuir a única fábrica de fertilizantes líquidos do Estado”, enfatizou o Prefeito.

Paralelamente às parcerias no campo industrial, a HINOVE também consolidou uma série de acordos com destacadas instituições acadêmicas para a realização de diversas pesquisas, visando se manter sempre na vanguarda das mais modernas técnicas de desenvolvimento de novos fertilizantes. Entre esses parceiros estão: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), USP – São Carlos, UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Jaboticabal e Nutrição de Plantas Ciência e Tecnologia Ltda (NPCT).

PERFIL DA HINOVE

Constituída em 2011, inicialmente para produzir micronutrientes para aplicação foliar, a HINOVE AGROCIÊNCIA tem apresentado crescimento expressivo, tanto em termos da colocação no mercado de formulações inovadoras, quanto na conquista do mercado de fertilizantes especiais no Brasil. Após o desenvolvimento e lançamentos das primeiras linhas de produtos, PLANTA CANA, COLHE CANA e HiPhós Fostatado, a empresa conseguiu, já em 2014, firmar contratos para o fornecimento de insumos para os principais produtores de etanol do país.

O resultado dessas ações e da boa aceitação dos produtos desenvolvidos e lançados no mercado já aparecem no ano seguinte, 2015, quando as vendas da HINOVE registram uma expansão três vezes superior ao desempenho de 2014. A partir de então, a evolução da companhia entra num ciclo de forte expansão, reforçada pela formação de parcerias com minas para alavancar a produção da linha HiPhós e o lançamento de cerca de 50 formulações personalizadas do COLHE CANA. Em 2018 também foram assinados vários contratos de longo prazo para o fornecimento de uréia e outros insumos necessários para a produção de novas formulações.

Atualmente, a HINOVE conta com diversas linhas de produtos, sendo: HiPhós Fosfatado, HiFluid (fertilizantes líquidos), NPK’s especiais sólidos, PLANTA CANA, COLHE CANA, Foliar e HUMOSFERT.

  • Linha HiPhós: constituída de produtos obtidos com o processamento químico de acidulação da rocha fosfatada, cujas jazidas são nacionais, com grandes volumes disponíveis e infraestrutura industrial eficiente, produzidos sem geração de resíduos. O fósforo contido nos produtos da linha HiPhós é liberado de forma gradual, sendo parte liberada no início do desenvolvimento das culturas e o restante ao longo do ciclo evolutivo, atendendo as principais fases de extração de fósforo da planta, combinando assim as vantagens dos fosfatos naturais reativos com a eficiência dos fosfatos solúveis.
  • Linha HiFluid: fertilizantes líquidos a base de macros e micronutrientes solúveis para aplicação direta no solo, com maior aproveitamento pelas culturas agrícolas, trazendo maior produtividade e retorno econômico ao produtor.
  • NPK’s Especiais Sólidos: todos os nutrientes são formulados em um único grânulo.
  • PLANTA CANA, COLHE CANA e Foliar: com quase uma centena de formulações diferentes, são destinados a correção de nutrientes para a cana de açúcar (e outras culturas), fazendo a reposição dos micronutrientes: zinco, manganês, boro, magnésio, molibdênio, etc. Na vasta gama de produtos, há também compostos destinados especificamente para fortalecer o enraizamento das plantas.
  • Linha HUMOSFERT (Organomineral): trata-se de uma linha composta por adubos que contém os principais elementos macro e micronutrientes que as plantas necessitam, adicionando matéria orgânica (turfa) para melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Turfa é uma substância formada pela decomposição de vegetais acumulados em terrenos alagadiços. Os solos brasileiros, em sua maioria, são pobres em nutrientes com destaque para deficiências de fósforo, cálcio, enxofre, magnésio, micronutrientes, além de possuírem baixos teores de matéria orgânica, necessitando, assim, de correções periódicas.

COMPOSIÇÃO DA DIREÇÃO DA HINOVE

  • Roberto MartinsFundador e Presidente do Conselho de Administração. Formado em Economia e Publicidade pela Universidade do Texas (USA). Tem experiência de cerca de 24 anos atuando em vários cargos de gerência nas maiores empresas do setor de fertilizantes nos Estados Unidos, Europa e Brasil.
  • Renato BenattiFundador e CEO da empresa. Bacharel em Negócios Agrícolas e Mestre em Economia pela ESALQ-USP. Com 16 anos de atuação no segmento de fertilizantes, Benatti desenvolveu toda a linha de formulações da empresa, tendo customizadas para as necessidades dos clientes, sempre com uma visão de longo prazo para os negócios da companhia.
  • Frederico BiasioliCFO. Formado em Economia pela PUC de Campinas, com pós-graduação em Negócios Internacionais e Comércio pela FGV, Biasioli tem experiência de 20 anos na área de finanças de grandes empresas de diferentes segmentos. Atuou também no Centro de Tecnologia Canaviera e ingressou na Hinove em janeiro de 2019 para estruturar o Departamento Administrativo e Financeiro.
  • Ricardo CurioneDiretor de Vendas. Formado em Agronomia pela ESALQ-USP, com MBA em Agronegócios pela FGV, Curione atuou em vários postos, inclusive de gerências, nas mais importantes companhias de fertilizantes e também de controle de pragas agrícolas do Brasil.

HINOVE: FERTILIZANTES ESPECIAIS PARA AGRICULTURA TROPICAL

 


Mecânica Comunicação Estratégica
(11) 3259-6688/1719 | meccanica.com.br