A ação da entidade visa mostrar a potencialidade da produção de abacate no Brasil, abrindo novas frentes de negócios para comercialização do fruto no mercado externo

A Abacates do Brasil – Associação Brasileira do Produtores juntamente com a ABRAFRUTAS – Associação Brasileira do Produtos de Frutas e Derivados e a APEX-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos participa da Fruit Attraction a maior feira de frutas da Europa, em Madri, na Espanha de 22 a 24 de outubro.

A ABRAFRUTAS congrega o Projeto Bi Brasil que faz a ponte dos produtores e exportadores de frutas brasileiros e está presente na Fruit Attraction com o Estande Brasil, onde estão reunidos produtores de FLV do país que exportam para o mercado europeu e outros mercados. A feira tem por objetivo mostrar o mapa da cadeia produtiva de frutas e derivados no Brasil e é visitada por empresários de todo o mundo que operam neste comércio.

Esse ano a Fruit Attraction reunirá mais de 1.800 expositores e 90 mil empresários de 130 países, do setor de FLV – Frutas, Verduras e Legumes.

A Chef Luciana Berry está na feira fazendo degustações com abacates brasileiros.

Para o Presidente da Abacates do Brasil Jonas Octávio “a participação na feira é uma excelente oportunidade de divulgar a Associação e fortalecer o Brasil no exterior, mostrar a potencialidade da produção de abacate no Brasil, abrindo novas frentes de negócios para comercialização do fruto no mercado externo. ”

 

Dados da produção no Brasil – A produção de frutas no Brasil representa 41.023.611 toneladas, conferindo ao país o 3º lugar na produção mundial de frutas. Segundos dados do CEAGESP (2016), o consumo de abacate está posicionado em 12º lugar no consumo dos brasileiros. A produção brasileira de Abacate chega a 195.492 toneladas, o destaque de região produtora fica com os Estados de São Paulo (160.945 toneladas), Minas Gerais e Paraná. O IBGE (POF 2008) aponta que o consumo per capta no Brasil é de apenas 1kg/ano. Para um país de tamanho continental como o Brasil, esse consumo fica bem abaixo do esperado, já que em outros países como o México o consumo per capta fica em 8 quilos e nos EUA é de 5 quilos.

Segundo dados do IBGE na Pesquisa Agrícola de Municípios, a área brasileira destinada a produção de abacate foi de 10.868 hectares, em 2016. O destaque fica para a região Sudeste.

Os associados da Abacates do Brasil são produtores de abacate, muitos deles diversificaram sua produção com subprodutos usando o abacate como matéria prima. Mas um dos produtos novos é o Azeite de Abacate e de avocado. O óleo funcional extremamente nutritivo e com amplo uso na culinária e gastronomia.

 

A Abacates do Brasil foi criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do Abacate. Ela atua em todo o território nacional, e tem como objetivo central a promoção de Abacate como produto no campo da produção, comercialização, industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outros benefícios.

Seu objetivo é unir os produtores de abacate imprimindo sustentabilidade na cadeia produtiva. A associação Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades:

  • Buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do Abacate;
  • Incentivar o aumento do consumo per capita de Abacate no Brasil e no exterior;
  • Garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil;
  • Preservar o meio ambiente.

A associação Abacates do Brasil fomenta o crescimento da cadeia produtiva do Abacate, amparada na força nutricional do fruto. A Abacates do Brasil entidade que agrega 70% dos produtores nacionais de abacate volta suas ações também para o consumidor final, com o perfil Amo Abacate, para mídias sociais e site www.amoabacate.com.br


JM – Assessoria de Imprensa & Comunicação