Ideagri vai apresentar no Fórum da Pecuária Lucrativa sistema de gestão para a pecuária de corte, com foco na flexibilidade e eficiência no trabalho de campo.

Referência no desenvolvimento de novas tecnologias de gestão para o mercado brasileiro do agronegócio, a Ideagri apresentará, no Fórum da Pecuária Lucrativa, promovido nos dias 15 e 16 de agosto, em Goiânia (GO), seu pacote de soluções integradas que oferece conectividade e mobilidade únicas para a pecuária de corte. Trata-se de um sistema multiplataforma, com inúmeras funcionalidades, que permite que técnicos e produtores façam a gestão eficiente do rebanho e do negócio nas fazendas, com interface de atuação mesmo durante as atividades de campo. E por isso, muitos dos relatórios gerados são inéditos, completos e diretos ao ponto, extremamente úteis aos produtores e consultores técnicos.

O portfólio de soluções do Ideagri Corte traz, por exemplo, a integração com o Ideagri IATF (Inseminação Artificial a Tempo Fixo), um sistema que gera dados imediatos, seguros e abrangentes durante aquela atividade. Com o aplicativo Ideagri App (mobile) informações relevantes dos animais são disponibilizadas na palma da mão do produtor onde ele estiver. Já o Coletor Ideagri (Módulo Curral), que permite a coleta dos dados, em tempo real, das tarefas realizadas durante dos manejos nesses ambientes.

Os dados transferidos para o software Ideagri Corte permitem ampla gama de indicadores e relatórios voltados para esse segmento do agronegócio, como Taxa de Desfrute, Produção de Arrobas por Hectare e Análises Avançadas de Desmama.

“O pacote oferece aos produtores e consultores técnicos maior controle da fazenda, otimizando tempo, facilitando o planejamento e agregando eficiência, assertividade e praticidade à gestão do negócio e dos animais”, pontua Heloise Duarte, diretora executiva da Ideagri.

Nos intervalos da programação do Fórum da Pecuária Lucrativa, a equipe da Ideagri atenderá produtores rurais e consultores técnicos em seu estande. “Apresentaremos o funcionamento do sistema integrado do Ideagri Corte com atendimento e orientações individuais”, completa Heloise.

 

Taxa de Desfrute e Produção de arrobas por hectare – Esta funcionalidade gera os relatórios: Produção de arrobas; Taxa de desfrute; Arrobas produzidas por hectare; Velocímetro de taxa de desfrute; e Velocímetro de arrobas produzidas por hectare.

A taxa de desfrute mede a capacidade do rebanho de gerar excedente e o seu índice de produtividade. Ou seja, apresenta a produção em arrobas ou cabeças de um determinado período em relação ao rebanho inicial. Quanto maior essa taxa, maior a produção interna.

Trata-se de uma medida que reflete o aproveitamento do rebanho a partir do cruzamento de diversos fatores como raça, sistema de criação (a pasto ou confinamento), natalidade, idade ao abate, idade à primeira cria, lotação, peso ao abate, abate de fêmeas. Ou seja, todos os índices da propriedade que impactam na taxa de desfrute.

 

Análises avançadas de desmama – Essa funcionalidade permite a avaliação eficiente do desempenho na desmama do rebanho de corte a partir de dez parâmetros: pai; raça do pai; raça da mãe; tipo de fecundação; ordem de parto da mãe; raça do bezerro; idade da desmama; mês e ano de nascimento; mês e ano da desmama; relação cria/mãe.

A taxa de desmama e o peso à desmama são sinônimos de rentabilidade na atividade da pecuária de corte. Assim, a avaliação aprofundada destes índices é de extrema importância para o sistema de produção.

 

Módulo Curral integrado – Este aplicativo de apoio, o ‘Módulo curral’, permite a coleta de dados no campo, em várias máquinas, sem acesso à internet. O objetivo é realizar os processos de coleta e lançamento de dados do rebanho de forma mais prática, rápida, organizada e segura, aprimorando a interação entre o campo e o escritório da fazenda. A ferramenta permite o registro e a posterior atualização das informações do gado no sistema principal. Isso impede falhas e descontinuidades no monitoramento do rebanho, gera dados e relatórios confiáveis, agregando produtividade e dinamismo a esses processos e, principalmente, eficiência e assertividade no tratamento dos animais.

Outras vantagens são a velocidade na identificação do animal e a segurança da informação agregada a esse processo. Pelo Módulo de Curral, funcionários da fazenda e consultores técnicos (veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários, entre outros profissionais que atuam nessa área) captam os dados de cada animal, como peso, medidas, desmama, aplicação de medicamentos, diagnósticos reprodutivos, dentre outros.

 

Integrações diversas que merecem destaque – Uma característica do software Ideagri é a abertura e disponibilidade para se conectar e integrar a hardwares ou sistemas de terceiros. “Somos uma plataforma de centralização de informações e sempre nos empenhamos em enviar e receber dados de sistemas e equipamentos usados por nossos clientes em suas rotinas, com o objetivo de evitar qualquer lançamento de dados em duplicidade, agregando, para os usuários, economia de tempo e dinheiro, além de segurança e velocidade”, comenta Fábio Teixeira, diretor técnico da Ideagri.

Para ilustrar a conectividade da Ideagri, listamos alguns exemplos de conexões: ALLFLEX, ANCP, Animal TAG, comunicação online com a ABCZ, Concept Plus ALTA, GENEPLUS, GENSYS, Gerar Corte ZOETIS, PAINT CRV, QUALITAS etc.

 

Ideagri App – O IDEAGRI App (mobile) oferece ao usuário o controle do rebanho “na palma da mão”. Ele disponibiliza informações e dados relevantes para verificações rápidas em campo, respaldando decisões de rotina na gestão e no tratamento do rebanho, agregando dinamismo e assertividade ao trabalho no pasto e no curral.

O App permite fazer a consulta do estoque de rebanho por categoria, em tempo real, dos pais e do desempenho real de animais que se destacam visualmente e ainda possibilita o envio de relatórios por WhatsApp e e-mail, além do feed de notícias relevantes do setor.

 

Gestão facilitada para produtores e técnicos do corte – Para os proprietários das fazendas, o pacote de soluções do Ideagri Corte possibilita o acompanhamento e o monitoramento online de informações relevantes à gestão da propriedade, de forma ampla e detalhada, conforme as necessidades do pecuarista. “O objetivo é oferecer relatórios e indicadores que aprimorem o controle gerencial, promovam um melhor alinhamento e contextualização, possibilitem um melhor planejamento, auxiliem na tomada de decisões mais assertivas e permitam a mensuração do retorno do investimento”, destaca Heloise Duarte.

Já para os consultores técnicos da pecuária de corte – veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários, entre outros profissionais dessa área, o Ideagri Corte otimiza tempo e facilita o monitoramento e tratamento do rebanho. “Isso porque ele permite padronizar e compilar dados e informações, cria um fluxo de gestão visível do rebanho, organiza e gera rotinas e disponibiliza funcionalidades que simplificam o dia a dia desse profissional que, muitas vezes, atua em mais de uma fazenda”, explica a diretora da Ideagri.

O Ideagri Corte permite o backup em nuvem – alternativa segura e de baixo custo, além de suporte próximo e acessível ao usuário, treinamentos presenciais, plataforma de aula online (Ideagri Play), dentre outras ações de apoio que visam agregar mais eficiência, segurança e praticidade ao produtor rural e aos técnicos. O sistema Ideagri Corte também conta com atualizações periódicas, feitas de forma fácil e intuitiva, a partir de alertas e comunicados ao usuário. “O foco de nossa equipe é garantir um apoio contínuo e próximo do produtor rural e técnico, de forma a oferecer soluções que sejam facilmente aplicáveis à rotina desses profissionais”, enfatiza Heloise Duarte.

 

Integração com o sistema de gestão da IATF – Essa funcionalidade permite que os técnicos tenham, à sua disposição, um sistema especialista (Ideagri IATF Desktop), para a coleta de dados a campo, no momento da realização dos procedimentos reprodutivos. Isso permite que, ao finalizar as rotinas no campo, os dados tenham sido lançados em tempo real, evitando a necessidade de lançar dados posteriormente. Essa é uma solução fundamental para os técnicos, considerando que existe uma concentração de atividades, em épocas específicas. “Como muitos técnicos relatam, terminar o dia de serviço e ter os dados lançados, sem necessidade de destinar tempo em casa ou em dias úteis de trabalho, foi um divisor de águas”, comenta Fábio Teixeira, diretor técnico do Ideagri.

Um ponto forte da solução é a possibilidade de os técnicos agregarem serviços aos seus clientes, em função da integração com o sistema principal. O sistema Ideagri IATF Web, que é a plataforma de emissão de relatórios, além de permitir que o técnico entregue resultados de forma muito diferenciada permite, também, que o técnico envie os dados para o sistema de gestão principal, possibilitando o lançamento dos nascimentos, acompanhamento da desmama etc., ou seja, a gestão de todo processo produtivo (que pode ser feita pelo técnico ou pela própria fazenda). O sistema de gestão IATF permite, também, a exportação de dados para programas de fomento (laboratórios, empresas de sêmen, dentre outros) com apenas um clique.


PIQUINI Comunicação Estratégica
(31) 2510-2630 | piquini.com.br