Pelo sexto ano, auditoria externa afere as práticas de sustentabilidade da Companhia, reforçando seu compromisso público com a pecuária sustentável no Bioma Amazônia

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, reforça mais uma vez seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da cadeia agropecuária com a total conformidade de sua atuação no Bioma Amazônia. O relatório divulgado nesta semana por auditoria externa atestou que a Companhia cumpre 100% o Compromisso Público de Pecuária Sustentável, firmado em 2009 para garantir as práticas aplicadas no combate ao desmatamento da floresta amazônica, o uso de mão-de-obra análoga à escrava, como também respeito às terras indígenas e áreas de conservação na região da Amazônia.

A auditoria Grant Thornton avaliou o atendimento às conformidades para compras de gado feitas pela empresa no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2018. Realizada pelo sexto ano consecutivo, a auditoria confirma não só as boas práticas de sustentabilidade da Minerva Foods, mas também reitera seu compromisso com a Pecuária Sustentável e trabalho que vem sendo executado por todo o setor. Para o Gerente Executivo de Sustentabilidade, Taciano Custodio, o resultado alcançado reflete uma gestão que tem a sustentabilidade como pilar fundamental em sua atuação e governança corporativa. “Trabalhamos incessantemente para garantir um modelo de crescimento sustentável do campo à mesa, com respeito ao meio ambiente, às pessoas e incentivo ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva,” conta o executivo.

As compras de gado realizadas pela Minerva Foods no Bioma Amazônia, assim como em outros biomas, são 100% feitas em fazendas monitoradas, por meio de mapas georreferenciados, o que assegura que todos os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais. Para a rastreabilidade integral da cadeia, os sistemas de monitoramento da Companhia são cruzados com listas oficiais do Ibama, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério do Trabalho e do registro pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), como também de outros documentos de posse da terra. Caso seja identificada qualquer irregularidade, o departamento de sustentabilidade da Companhia bloqueia os fornecedores em não conformidade com qualquer um dos critérios, eliminando a possibilidade de compra de matéria-prima de tais produtores.

 

Minerva Foods é a única do setor de frigoríficos a obter o investimento da IFC – Como componente essencial na execução estratégica de seus negócios, a Companhia é a única do setor de frigoríficos da América Latina a obter o investimento da International Finance Corporation (IFC), instituição do Banco Mundial, por atuar com os mais elevados critérios de sustentabilidade e de geração de valor para toda a cadeia produtiva. As unidades da Minerva Foods são ainda certificadas pela PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization) para melhores práticas de manejo e bem-estar animal, como também seguem padrões globais para gestão da segurança do alimento da BRC (British Retail Consortium) e HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point).

A Minerva Foods é a líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. A Companhia possui, atualmente, capacidade diária de abate de 26.380 cabeças de gado e de desossa equivalentes a 27.966 cabeças de gado.Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária chilena Athena Foods, empresa que nasce líder no mercado global de exportação de carnes bovinas da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 14 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento. Nos últimos doze meses findos em 31 de março de 2019, a Companhia apresentou uma receita bruta de vendas de R$ 17,4 bilhões, 21% acima da receita bruta do mesmo período de 2018.


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