Com 100% da colheita mecanizada, a companhia não queima a cana-de-açúcar em nenhuma das regiões em que atua

O clima seco das estações de outono e inverno aumentam o risco de incidência e propagação de incêndios acidentais nas matas e lavouras. Para combater a ocorrência de queimadas nas regiões em que atua, a Bunge Açúcar & Bioenergia inicia neste mês uma campanha de conscientização direcionada a toda a comunidade e seus colaboradores.

Sob o mote “Prevenir é o Melhor Caminho”, a campanha traz esclarecimentos sobre as medidas preventivas adotadas pela empresa e orientações de como cada pessoa pode contribuir. Entre os materiais estão inclusos um vídeo educativo, a distribuição de material impresso às escolas próximas às Usinas da Bunge Açúcar & Bioenergia, ativação pelas redes sociais e anúncios veiculados nas rádios locais.

Ao adotar a mecanização da colheita em 100% dos canaviais, a Bunge Açúcar & Bioenergia contribui para o meio ambiente, para a saúde e para a segurança da comunidade e dos funcionários das Usinas. “Além de benefícios como a redução das emissões e melhora na qualidade do ar, a colheita de cana-de-açúcar livre da queima traz maior aproveitamento da cana do ponto de vista energético, melhor qualidade da matéria-prima para a Indústria e reduz os custos de produção”, afirma Gustavo Negreiros, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Companhia.

A Bunge também tem investido constantemente em melhores práticas e medidas de controle, gestão e prevenção para que os riscos de incêndios sejam controlados. Entre as principais iniciativas estão o monitoramento e a classificação das áreas de plantio em uma escala de riscos de acordo com a proximidade das fontes de água, das rodovias e das áreas verdes. A partir desse mapeamento, a empresa consegue distribuir as ações com prioridade para áreas mais vulneráveis.

As ferramentas de monitoramento via satélite permitem detectar sinais de calor e informar às equipes de Brigada com precisão, a posição geográfica do foco de incêndio, a direção e velocidade dos ventos e a umidade relativa do ar. Também são estabelecidos pontos de observação em locais altos e com ampla visibilidade para identificar as primeiras evidências de incêndios e iniciar o combate mais rapidamente.

“Outras medidas de combate são a implementação de aceiros, que são faixas sem vegetação ou resíduos que possam alimentar o fogo, localizados entre as lavouras e áreas de preservação ou áreas de operação; a manutenção preventiva constante das máquinas agrícolas para evitar vazamentos de óleo ou emissões de faíscas; e a disponibilidade de caminhões-pipa para todas as frentes de colheita”, detalha Negreiros.

Além de mostrar à comunidade as práticas que a Bunge Açúcar & Bioenergia aplica em seu dia a dia para a prevenção de incêndios, a campanha também tem o objetivo de conscientizar a população de que a responsabilidade por um ambiente seguro e saudável é de todos, com ações simples e cotidianas. Os materiais trazem dicas como:

  • Não queime lixo ou folhas secas. Descarte-o em local apropriado
  • Não jogue bitucas de cigarro às margens de rodovias
  • Evite acender fogueiras. Basta uma fagulha para o fogo se alastrar
  • Não solte balões. É crime previsto na lei 9.605/98
  • Descarte vidros e latas da forma correta, sua exposição ao sol ou ao calor em contato com folhas secas pode criar uma chama
  • Cuidado com velas, tochas, lampiões e fogareiros
  • Verifique as instalações elétricas residenciais para evitar curto-circuito
  • E em caso de incêndio na sua região, acione o Corpo de Bombeiros 193
Uma das companhias líderes na produção de etanol, açúcar e bioenergia no Brasil, a Bunge Açúcar & Bioenergia tem capacidade de moagem de 22 milhões de toneladas por ano em suas oito usinas estrategicamente localizadas nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. Cinco de suas usinas formam um cluster, gerando economias de escala e sinergias para o negócio. Com instalações de cogeração, a empresa produz energia renovável para atender de forma autossuficiente suas próprias usinas e tem capacidade de exportar 640 GWh para rede nacional.

FSB Comunicação
11 3165.9703 | www.fsb.com.br