Além de Deccox e Avatec, produtos de seu portfólio, Zoetis oferece aos avicultores consultoria técnica de tratamento e manejo para o controle da doença

“Na avicultura, não existe produção de carne livre de protocolo contra a coccidiose. Esta doença isolada, sem dúvida, é a que causa maior impacto negativo atualmente”, diz Eduardo Muniz, gerente de serviços técnicos da linha Aves da Zoetis. “Para se ter uma ideia, em 2017 o Brasil teve um custo de cerca de R$ 170 milhões com essa doença”, completa Muniz.

A coccidiose é causada principalmente por três espécies de protozoários Eimerias (E. tenella, E. maxima e E. acervulina). “As eimerias se instalam no intestino da ave, deixando-a apática; causa perda de peso e pode levá-la à morte”, explica a médica-veterinária Jamile Cruxen Mothci, consultora de vendas da Zoetis no estado do Paraná.

Para o controle da doença, a Zoetis possui em seu portfólio DECCOX, um anticoccidiano sintético capaz de eliminar os coccídeos mais prevalentes na granja em estágio precoce de desenvolvimento. “O Deccox é ideal para aves com até 21 dias de vida e permite que obtenham imunidade ativa em seu período de desenvolvimento para o combate e a prevenção das eimerias”, diz Jamile.

Já para o período de crescimento das aves, a empresa recomenda AVATEC, único ionóforo bivalente, que provoca o desequilíbrio osmótico das eimerias maxima e tenella.

 

Programa ROTECC – Baseada em análises de pesquisa e testes de campo, a Zoetis oferece aos produtores o Programa Rotecc, cujo objetivo é acompanhar o produtor em seus desafios cotidianos e prover soluções capazes de tornar sua atividade o mais rentável possível. “Nossa equipe técnica analisa as condições da granja, manejo, programa nutricional e outros fatores para definir quais os anticoccidianos mais adequados e em que momento devem ser aplicados. Nossa recomendação é que sempre haja um rodízio destes medicamentos e que eles sejam sempre usados de forma responsável, ética e racional”, diz Eduardo Muniz.

“Nosso foco é ajudar o cliente, tendo como prioridade a saúde e o bem-estar animal. Por isso, esse serviço de consultoria tem sido cada vez mais requisitado”, finaliza Jamile.

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2018, obteve faturamento de US$ 5,8 bilhões de dólares.

Interfuse Communications
11 5090-8943 | interfuse.com.br