Monitoramento constante das lavouras ajuda a diminuir impactos das condições meteorológicas e evita avanço de doenças

O Brasil já é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), divulgados no ano passado. Mas para manter sua boa posição no ranking, precisa investir em ferramentas e tecnologias que ajudem a minimizar os impactos do clima nas lavouras. Durante a Show Safra 2019, que acontece de 26 a 29 de março em Lucas do Rio Verde (MT), a Climatempo estará presente para discutir o tema e apresentar duas das principais ferramentas de seu portfólio para o monitoramento das condições meteorológicas no campo: o Radar Agro e o Agroclima PRO.

Soluções integradas, as ferramentas oferecem aos produtores tecnologia de ponta para ajudar na rápida tomada de decisões, a fim de melhorar a produtividade a rentabilidade no campo. O Radar Agro é o único do mercado a oferecer monitoramento de chuvas, talhão por talhão, em tempo real, e também de focos de queimadas. O equipamento mede o volume das precipitações em um raio de 100 quilômetros e a incidência de queimadas em até 50 quilômetros. O equipamento, desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, é instalado em um ponto fixo da fazenda e emite pulsos eletromagnéticos em todas as direções. Também é possível programar giros de 360º a cada minuto ou de acordo com a necessidade, a partir da consultoria dos profissionais da Climatempo.

Conectado à plataforma Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da empresa, o Radar Agro permite que o produtor tome decisões para tarefas do dia a dia com maior segurança. A integração ainda possibilita que, após as chuvas, os produtores acompanhem pelo dashboard da ferramenta o índice de água acumulada no solo em cada talhão. Por meio de gráficos específicos, o agricultor consegue colher informações precisas para definir as próximas ações na lavoura.

 

Ao alcance de um clique – O Agroclima PRO apresenta durante o evento a nova versão da ferramenta: um aplicativo com o qual o agricultor vai poder acompanhar as previsões do tempo para 72 horas, 15 dias e às tendências climáticas para os próximos seis meses. Dados que permitem um planejamento muito mais assertivo da safra e o controle efetivo das lavouras.

O aplicativo também oferece ao produtor o índice de favorabilidade de doenças para o desenvolvimento das culturas. Hoje, segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agronegócio brasileiro perde cerca de R$ 55 bilhões por ano com o ataque de pragas e doenças. Com as informações do Agroclima PRO, o agricultor vai conseguir aplicar o defensivo agrícola no momento certo e na quantidade exata, obtendo maior eficiência no manejo, com menor custo e impacto ao meio ambiente.

O app ainda possibilita a conferência diária dos limites de temperatura e ponto de orvalho e o acompanhamento dos índices de chuvas na região onde está instalada a fazenda. “Desenvolvemos uma interface simplificada, que oferece uma navegação intuitiva aos usuários, com acesso rápido e fácil às informações mais importantes para o dia a dia no campo”, explica João Castro, agrometeorologista e gerente de Produto Agroclima PRO.

Show Safra 2019 | Onde: Rodovia MT 449, km 8, Lucas do Rio Verde, MT | Quando: de 26 a 17 de janeiro, das 8h às 17h

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensalmente.
Em 2015, passou a investir ainda mais fortemente em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.
Atualmente, a Climatempo é a principal empresa de consultoria meteorológica do país e possui serviços especializados para atender mais de 22 segmentos da economia. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.


Linhas Comunicação
(11) 3465-5888 | linhascomunicacao.com.br