Bosch e Samsung inauguram a entrada de grandes empresas no Ecossistema AgroStart, trazendo mais conhecimento e tecnologia para as startups do setor

Imagine um ambiente onde o empreendedor tem parceiros de diferentes segmentos com especialistas e infraestrutura para desenvolver um produto ou serviço de forma rápida e escalável. Este é o Ecossistema AgroStart, uma iniciativa liderada pela BASF, com parcerias de grandes empresas de diversos segmentos. O objetivo é oferecer experiências, ferramentas e visibilidade aos empreendedores que buscam criar soluções competitivas para a agricultura.

As primeiras grandes empresas parceiras do Ecossistema AgroStart são a Bosch e a Samsung, que vão contribuir com suas expertises para impulsionar o empreendedorismo agtech. “As mentorias, os treinamentos e toda a infraestrutura disponibilizada por esses parceiros vão potencializar os resultados das startups. Este é um ambiente colaborativo onde todos saem ganhando“, comenta Almir Araújo, responsável pela área de Agricultura Digital da BASF para América Latina.

O AgroStart é o programa de aceleração de startups da BASF, realizado em parceria com a ACE. Desde 2016, mais de 350 startups já se registraram no programa, que foi pioneiro na América Latina.

A participação de empresas parceiras permite que as startups busquem em outros setores novos conhecimento e tecnologias para desenvolver soluções para o agronegócio. Em breve, mais parceiros devem se juntar à inciativa, mantendo o Ecossistema AgroStart cada vez mais completo para os empreendedores.

Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung América Latina, considera a parceria uma possibilidade de ampliar o apoio a startups já praticado pela companhia. “A Samsung pretende incentivar uma nova geração de empreendedores ligados ao agronegócio por meio de mentorias em tecnologia, facilitando, inclusive, o acesso aos nossos produtos e especialistas”, explica Selber. “Já atuamos estimulando o empreendedorismo em diversas áreas, por meio de programas como Samsung Ocean e Samsung Creative Startups, e estamos muito satisfeitos com essa iniciativa. Esperamos que as startups envolvidas e suas soluções inovadoras possam desenvolver ainda mais este setor no Brasil.”

A Bosch ressalta que a parceria com o AgroStart é mais uma forma da empresa ultrapassar suas tradicionais áreas de atuação e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “A aproximação com as startups será uma oportunidade de ampliar ainda mais a nossa atuação nesse segmento ao mesmo tempo em que buscaremos integrar a nossa expertise em sensores, softwares e serviços para atender as necessidades da cadeia do agronegócio em suas mais variadas vertentes, com o uso de novas metodologias e inovações tecnológicas baseadas, especialmente, na Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) ”, ressalta Bruno Bragazza, gerente de Inovação da Bosch América Latina.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Soluções Agrícolas da BASF – Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos o pensamento inovador e a ação realista para criar ideias reais que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2018, nossa divisão gerou vendas de 6,2 bilhões de euros.
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 122.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de mais de 63 bilhões de euros em 2018. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (BAS).
Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED.
A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se há 65 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2017, um faturamento líquido de R$ 4.9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.000 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.1 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

Máquina Cohn&Wolfe
maquinacohnwolfe.com.br