Evento reúne lideranças do setor e pecuaristas para discutir o mercado nacional e as tendências para 2019

Pecuaristas de todo o país voltam a se reunir nos dias 11 e 12 de setembro, na cidade de Goiânia (GO) para a 11ª edição da INTERCONF – Conferência Internacional de Pecuaristas. Neste ano, o evento que é promovido pela Assocon – Associação Nacional da Pecuária Intensiva será realizada em um novo local: o Centro Convenções Goiânia (CCGO).
Com uma programação técnica abrangente, a 11ª INTERCONF será dividida em três painéis temáticos: Painel Mercado e Política, Painel Regulatório – Desafios e Oportunidades e o Painel Técnico e Experiências.

“A edição deste ano da INTERCONF traz aos participantes não só temas de relevância para a atividade em si, como também uma análise do atual cenário da economia nacional e suas projeções. Pretendemos, com a inclusão desses assuntos, oferecer aos pecuaristas conhecimentos que os ajudem a analisar e projetar o seu negócio, além de se preparar com mais certeza para o futuro”, explica o presidente da Assocon, Alberto Pessina.

Buscando trazer informações de mercado que auxiliem os pecuaristas na tomada de decisão, o evento aborda no primeiro painel a atual conjuntura macroeconômica brasileira, com a presença da economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif que traçará em sua palestra o atual cenário econômico do país e traçar um panorama do Brasil, destacando o que esperar a partir de 2019, considerando o ambiente político.

“É essencial que o setor produtivo compreenda o que está em jogo nesta eleição. Não apenas para sua tomada de decisão, mas para seu posicionamento diante dos temas da política econômica e do futuro do País. O quadro econômico poderá ser bastante benigno ou bastante adverso a depender do resultado das eleições. As tomadas de decisão devem levar em conta o ambiente de elevadas incertezas”, destaca Zeina.

A economista ainda falará sobre a importância da participação e contribuição de todos os segmentos da economia neste momento do país. “O setor produtivo pode e deve contribuir para a construção da agenda econômica, com diagnósticos claros sobre as necessidades de cada setor. É tempo para reformas. O futuro do País dependerá bastante do engajamento dos vários segmentos da sociedade e da economia”, ressalta ela.

O painel ainda conta com um debate sobre as eleições deste ano, focado na economia e no agronegócio, com a participação de importantes players do setor no Brasil como Assocon, SRB – Sociedade Rural Brasileira, CNA – Confederação Nacional da Agricultura e outras entidades. “Com esse debate esperamos discutir, junto ao público presente politicas públicas e demais estratégias que auxiliem no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, com olhar em especial para a nossa atividade, a pecuária”, destaca Pessina.

Mais de 1000 pessoas participaram da INTERCONF em 2017 © Divulgação

Para fechar o painel da manhã do primeiro dia, outras duas palestras serão apresentadas ao público. O responsável pelo mercado futuro de commodities na Radar Investimentos, Leandro Bovo falará sobre o mercado pecuário em 2019, apresentando dicas de como se planejar para o próximo ano. O mercado das commodities agrícolas será tema da palestra do responsável pela área de farelos da Cargill, Rafael Marsola, que apresentará um possível cenário dos grãos em 2019.

“Ao longo das edições do evento percebemos a importância de trazer informações sobre o cenário econômico do país, a fim de orientar os pecuaristas na escolha da estratégia a ser seguida, de acordo com as análises econômicas. Isso auxilia no aumento da lucratividade”, ressalta o presidente da Assocon.

No primeiro dia do evento ainda será promovido o Painel Regulatório, onde serão apresentadas palestras com temas de relevância para a pecuária atual como o bem-estar e as formas de mensurar as pressões vindas dos mercados consumidores, os entraves legais colocados hoje à produção pecuária que engessam o negócio agropecuário e uma oportunidade aos produtores, que é a produção de animais vivos para a exportação.

 

A tecnologia na pecuária de corte – O segundo dia do evento será dedicado à apresentação de inovações tecnológicas e a troca de experiências, por meio de estudos de caso de sucesso, que servem de inspiração para pecuaristas de todo o país.

Dentre os palestrantes está o presidente do grupo mexicano Sukarne, Jesus Vizcarra Calderon que apresentará a história, desenvolvimento e os desafios na produção de carne pela sua empresa. O pesquisador da Embrapa, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira tratará das tecnologias de monitoramento animal na pecuária de corte.

Ainda pela manhã a produção de bovinos de corte em forragens conservadas será tema da palestra do pesquisador e professor da UFPR, Patrick Shmidt. As tecnologias e inovações em nutrição de bovinos de corte confinados será o tema da apresentação do gerente na categoria confinamento na DSM Produtos Nutricionais, Marcos Sampaio Baruselli. O pecuarista de Jataí (GO), Rodrigo Carvalho Naves também será palestrante do painel, com o tema “Pecuária de ciclo completo com terminação em confinamento”.

A tarde do segundo dia conta com a palestra “A seleção genética para a maior eficiência no cruzamento industrial” que será ministrada pelo gerente de produtos na ABS, Marcelo Selistre. A obtenção de bons resultados na cria é o tema da apresentação do pecuarista tocantinense, Marco Aurélio Sampaio.

O consultor em Administração, Liderança, Marketing, José Luiz Tejon abre o último bloco de palestras do segundo dia com a apresentação “O uso de tecnologias na pecuária de corte e no agronegócio: passado, presente e os desafios do futuro!”. Em seguida, o diretor técnico na Cooperativa Maria Macia, Paulo Emílio Prohmann apresenta o estudo de caso Maria Macia, com o tema “O produtor se comunicando com o consumidor”. O encerramento do evento fica por conta do presidente da Assocon, Alberto Pessina.

Além da programação técnica, a INTERCONF ainda conta com uma feira de negócios, onde importantes empresas do agronegócio apresentam suas novidades e tendências para a pecuária. Está edição conta com a presença da Minerva Foods, MSD Saúde Animal, DSM – Tortuga, ABS, Allflex, Bayer, Brutale, Casale, Estância Bahia, J.A Saúde Animal, Ourofino, Oxen Currais, XP Investimentos, Frigol, GEM Alimentos, Liberali e Sarfos.

Clique aqui para mais informações e inscrições


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br