Evento reunirá representantes do setor pecuário em Goiânia nos dias 11 e 12 de setembro

Nos dias 11 e 12 de setembro, a cidade de Goiânia (GO) recebe a 11ª edição da INTERCONF – Conferência Internacional de Pecuaristas, evento que reúne anualmente os diversos integrantes da pecuária de corte para apresentar ideias, fomentar a discussão e contribuir para uma pecuária mais moderna e produtiva. O evento será realizado em um novo local: o Centro Convenções Goiânia (CCGO).

Promovida pela Assocon – Associação Nacional da Pecuária Intensiva, a INTERCONF será dividida em três painéis temáticos: Painel Mercado e Política, Painel Regulatório – Desafios e Oportunidades e o Painel Técnico e Experiências.

 

Painel Mercado e Política – A proposta desse painel é apresentar aos participantes a atual conjuntura macroeconômica brasileira. Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, traçará o cenário atual em que o Brasil se encontra economicamente e o que se pode aguardar a partir de 2019 considerando o ambiente político.

Em seguida haverá um debate com as principais lideranças do setor, como Assocon, SRB – Sociedade Rural Brasileira, CNA – Confederação Nacional da Agricultura e outras entidades, que discutirão as politicas públicas necessárias para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, em especial, a pecuária de corte.

Para finalizar o painel serão realizadas duas apresentações que pretendem explorar a microeconomia da pecuária, trazendo perspectivas para o próximo ano sobre esse mercado e das commodities agrícolas, dando subsídios para o planejamento de atividades do produtor rural.

 

Painel Regulatório – Desafios e Oportunidades – Não é novidade que o país vem enfrentando uma série de novas determinações oriundas de clientes externos, exigindo mais garantias sobre a produção pecuária. Dessa forma, o primeiro grupamento de palestras desse painel debaterá o que para muitos será a próxima barreira imposta: o bem-estar animal. O Brasil detém conhecimento teórico e prático sobre o assunto, assim, é proposta da INTERCONF expor as principais atualizações sobre bem-estar animal e mensurar essas pressões vinda dos mercados consumidores.

Outro tema de grande relevância que será tratado em uma outra apresentação diz respeito aos entraves legais colocados hoje à produção pecuária que engessam o negócio agropecuário. Será objeto dessa apresentação elencar as principais dificuldades que o produtor hoje encontra “fora da porteira” para rodar seu negócio.

Por fim, será apresentada uma oportunidade aos produtores, um mercado que vem se expandindo e gerando divisas e mais investimentos no meio rural, que é a produção de animais vivos para a exportação.

 

Painel Técnico e Experiências – O segundo dia da INTERCONF será dedicado exclusivamente para a apresentação de inovações tecnológicas e a troca de experiências, através de estudos de caso concretos e inspiradores.

Jesus Vizcarra Calderon, presidente do grupo mexicano Sukarne, apresentará a história, desenvolvimento e os desafios na produção de carne pela sua empresa. A Sukarne tem 47 anos de história, processou em 2016 1,5 milhão de animais em suas unidades (confinamentos e indústrias) e detém 70% das exportações mexicanas.

Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, pesquisador na Embrapa, tratará das tecnologias de monitoramento animal na pecuária de corte. “Pretendo apresentar aos participantes as tecnologias de precisão disponíveis para o monitoramento da atividade pecuária e como elas podem contribuir para o aumento da eficiência bioeconômica dos sistemas de produção”, explica Luiz Gustavo. Segundo o pesquisador, a palestra conceituará a pecuária de precisão, mostrando como as tecnologias estão transformando os sistemas de produção pecuária. “Pretendemos mostrar também os motivos da não adoção de tecnologias de precisão e os principais critérios usados pelos produtores para a tomada de decisão quanto à adoção ou não de tecnologias”, destaca o pesquisador.

A seleção genética para a maior eficiência no cruzamento industrial será tema da palestra do gerente de produtos na ABS, Marcelo Selistre. A palestra pretende explorar os benefícios de uma boa genética na produção de carcaças de excelente qualidade.

O pecuarista de Tocantins Marco Aurélio Sampaio trará sua experiência como criador de bezerros, apresentando os principais desafios dessa atividade, em sua palestra “Obtenção de bons resultados na cria”.

Interconf 2017 promoveu ciclo de palestras focadas no crescimento da pecuaria

Ainda no painel Técnico e Experiências o professor e pesquisador na UFPR, Patrick Schmidt ministrará palestra “Produção de bovinos baseada em forragens conservadas”, onde apresentará uma alternativa aos produtores de gado em sistemas intensivos, de como engordar seus animais. Tendo em vista que, normalmente a atividade de confinamento é reconhecida pelo alto uso de grãos e farelos, a palestra pretende mostrar uma nova abordagem, onde o produtor, por meio da silagem de milho de excelente qualidade, terá uma redução nos seus custos de produção e a qualidade da dieta animal em nível semelhante a qualquer outra tradicional no confinamento.

O diretor técnico da cooperativa Maria Macia, Paulo Emílio Phomann fechará as discussões da INTERCONF 2018 trazendo uma sugestão de como os produtores podem se unir para atingirem resultados melhores. A Maria Macia tem a experiência de relacionamento direto com o mercado consumidor, que foi construído ao longo de vários anos. Essa experiencia será apresentada aos participantes do evento, no sentido de estimular e provocar novas reações no segmento.

Além desses temas, outros temas também serão debatidos e apresentados no evento, com o objetivo de ilustrar a mensagem principal do evento, que o produtor precisa estar atento ao que acontece “fora da porteira” para aproveitar as oportunidades, sejam elas tecnologias, informações de mercado, experiências ou decisões políticas.

“A INTERCONF tem como característica reunir os principais players da cadeia da carne para apresentar e debater as experiências e os resultados obtidos a campo. Nesta edição contamos com a presença de pesquisadores, analistas, lideranças e produtores, que oferecerão conteúdos e discussão de alto nível em prol do aumento da lucratividade das propriedades e da melhora contínua da qualidade da carne brasileira”, enfatiza o presidente da Assocon, Alberto Pessina.

Além das palestras, a INTERCONF conta com uma feira de negócios, que nesta edição terá a participação das empresas Minerva Foods, DSM – Tortuga, ABS, Allflex, Bayer, Brutale, Casale, Estância Bahia, J.A Saúde Animal, Ourofino, Oxen Currais, Frigol, GEM Alimentos, Liberali e Sarfos.

Clique aqui para mais informações


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br