O Pulse é um espaço de coworking e aceleração de startups para trazerem inovações tecnológicas para o agronegócio

A Raízen, empresa que lidera a produção de açúcar, etanol e bioenergia no país e é uma das maiores no setor de distribuição de combustíveis – sob a marca Shell -, inaugurou nesta quinta-feira, 3 de agosto, um hub de inovação para hospedar startups voltadas à inovação no setor. Será no Pulse, localizado em Piracicaba, interior de São Paulo, que a companhia estimulará a circulação de informações, soluções, projetos, eventos, experts do mercado e acadêmicos para fomentar o crescimento do ecossistema de inovação. Neste primeiro ciclo, o foco é no agronegócio, com a ampliação futura para outras áreas que envolvem o setor.

Focada no futuro, a empresa cria um ambiente de oxigênio de ideias na busca por soluções disruptivas que poderão impulsionar o setor pelos próximos anos. É no Pulse que a criatividade empreendedora de startups será conectada com a experiência de executivos do mercado, investidores e universidades. Com o apoio da SP Ventures e da Nxtp.Labs, além de outras parcerias, o espaço quer se tornar a primeira opção para startups que buscam expansão de mercado e/ou aceleração. Para dar todo o suporte necessário ao desenvolvimento dessas inovações, a Raízen abre ainda suas unidades produtoras para testes pilotos.

Para Fábio Mota, diretor de Tecnologia da Informação da Raízen, “A iniciativa da Raízen com a concepção do Pulse reforça sua vocação para inovação e seu compromisso de nortear a evolução do setor com investimento em tecnologias disruptivas, a partir do incentivo ao capital intelectual e acesso a oportunidades. Temos como objetivo estimular as ideias para observar tendências, experimentar e aprender com falhas para evoluir”.
A cidade escolhida para receber esse hub de inovação é Piracicaba, que tem o título de ‘Vale do Silício agritech do Brasil’, já que abriga 38% das startups focadas em tecnologia agrícola no Estado de São Paulo e é referência em pesquisas da área. É na cidade também que está localizada a sede administrativa da Raízen, além de 5 de suas 24 unidades de produção que também estão na região próxima à Piracicaba.

Conheça mais do Pulse – Hub de inovação – em www.pulsehub.com.br

 

Divulgação Raízen

O Pulse está situado dentro do Parque Tecnológico de Piracicaba, que é parte do bairro planejado Reserva Jequitibá. Além de grandes empresas instaladas no local, o bairro sedia importantes instituições acadêmicas, como a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

 

Endereço: Rua Cezira Giovanoni Moretti, 995, 9º andar – Piracicaba/SP.


Sobre a Raízen – A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2.8 MWh de energia elétrica. A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Loures Consultoria – Comunicação e Relações Corporativas
11 3181.5005 | www.louresconsultoria.com.br