O principal objetivo é ampliar o acesso dos empreendimentos familiares a mercados e realizar negócios

A agricultura familiar brasileira está com presença confirmada em mais uma edição da maior feira de alimentos orgânicos da América Latina, a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) selecionou 10 empreendimentos, por meio de chamada pública, para participarem do evento, de 7 a 10 de junho, em São Paulo. Os agricultores vão expor seus produtos no estande Brasil – Produtos da Agricultura Familiar.

O principal objetivo é ampliar o acesso dos empreendimentos familiares a mercados e realizar negócios. Da agricultura familiar, os produtores rurais levarão arroz, cerveja, cafés orgânicos e biodinâmicos, castanhas, frutas típicas da região Norte, sucos, artesanatos, entre outros. “A nossa expectativa com a feira é de fortalecimento e reconhecimento dos negócios da agricultura familiar, tanto para os produtores, quanto para a sociedade e a economia do país”, afirma o secretário da Sead, José Ricardo Roseno.

Incentivar a produção de alimentos saudáveis é uma das prioridades da pasta. Nesta semana, a secretaria lançou o novo Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020, com novidades para os produtores de orgânicos e agroecológicos. Os agricultores do segmento continuarão com taxa de juros de 2,5% ao ano, para financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

“Precisamos estimular o consumo da agricultura familiar e do alimento saudável na mesa dos brasileiros. As pessoas das grandes cidades, quando vão ao mercado, precisam saber que estão consumindo estes produtos. É saudável, custa menos e é bom para o bolso, para o meio ambiente e também é socialmente mais justo, com mão de obra familiar e uso de práticas e saberes tradicionais aliados ao conhecimento técnico”, ressalta o secretário Roseno.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área de produção orgânica no país ultrapassa 750 mil hectares registrados. Impulsionada, principalmente, pela agricultura familiar. De acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), cerca de 70% dos produtores cadastrados são agricultores familiares.

 

Expectativa dos agricultores – Mais renda, menos impacto no meio ambiente e valorização dos conhecimentos culturais rodeiam a produção de Encauchados de Vegetais da Amazônia – Poloprobio, no norte do país. As folhas, sandálias e bolsas, entre outros produtos oriundos da extração do látex, estarão no estande coletivo da Sead na Bio Brasil Fair. Esta é a segunda vez que eles participarão da feira. A última edição garantiu negócios no Brasil e no exterior, como com o Recife e com a França. A artesã Maria Damasceno, representante do Poloprobio na feira, promete levar novos. “As pessoas que estão ali buscam um produto 100% natural. Eles têm esse conceito e o respeito pelo trabalho da gente e pela natureza. Eu confesso que estou com um friozinho na barriga. As expectativas são as melhores”.

Cooperativas participantes

 

  • Sobre a feira
    A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia é considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina. Tem como objetivo oferecer a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos. Participam da feira produtores, indústrias, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultorias. Este é o grande encontro anual do mercado orgânico no Brasil. Leia mais sobre a participação da Sead neste link.

Serviço
Bio Brazil Fair | Biofach América Latina


Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
(61) 2020-0122 | (61) 2020-0127 | [email protected]