Mercado de biscoito, agroquímicos e biorreguladores são temas das publicações

Editada pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), a Série Produtor Rural tem três novos títulos: “Biorreguladores na agricultura” (edição especial), “Agroquímicos estimulantes, extratos vegetais e metabólicos microbianos na agricultura” (edição n.63) e “Avanços e perspectivas mediante aos atos normativos nacionais e internacionais para o mercado e biscoito” (edição n.64). Todas as edições da Serie Produtor Rural podem ser adquiridas ou baixadas gratuitamente em formato pdf via site da Biblioteca da ESALQ.

  • Biorreguladores na agricultura – O biorregulador é um composto orgânico que, aplicado nas plantas em pequenas concentrações, promove, inibe ou modifica processos morfológicos e fisiológicos das plantas. Na edição, são abordadas a aplicação desses compostos na fruticultura, olericultura, plantas ornamentais e em cultivos anuais e perenes, com informações sobre 36 culturas agrícolas (abacaxizeiro, bananeira, caquizeiro, citros, macieira, mamoeiro, mangueira, oliveira, pereira, pessegueiro, videira, aipo, alcachofra, alface, batata, berinjela, cebola, cucurbitáceas, morangueiro, pimentão, tomateiro, azaléia, begônia, bico-de-papagaio, calceolaria, crisântemo, algodoeiro, arroz, cafeeiro, cana-de-açúcar, eucalipto, pinus, seringueira, soja, tabaco e trigo).
    A autoria é de Paulo Roberto de Camargo e Castro, professor sênior do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ em co-autoria com os pós-graduandos Diego Kitahara Araújo, Bruno Geraldi Angelini e Ana Carolina Cabrera Machado Mendes, ambos do Programa de pós-graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas
    A versão online pode ser baixada gratuitamente da Biblioteca da ESALQ clicando aqui.
  • Agroquímicos estimulantes, extratos vegetais e metabólicos microbianos na agricultura – Agroquímicos estimulantes diferem dos pesticidas e herbicidas por provocarem baixo impacto e toxidez, mas mostram-se capazes de promover efeitos importantes nas plantas de forma a alterar o desenvolvimento e a produtividade do cultivo. Os principais são os biorreguladores, bioestimulantes e bioativadores, além dos agroquímicos fitotônicos. Esse título caracteriza e exemplifica a ação desses quatro grupos.
    Com autoria de Paulo Roberto de Camargo e Castro, professor sênior do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ em co-autoria com os pós-graduandos Bruno Geraldi Angelini e Ana Carolina Cabrera Machado Mendes, (ambos do PPG Fisiologia e Bioquímica de Plantas), Maressa Caldeira Morzette (PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos) e Leila Priscila Peters (PPG Genética e Melhoramento de Plantas).
    A versão online pode ser baixada gratuitamente da Biblioteca da ESALQ clicando aqui
  • Avanços e perspectivas mediante aos atos normativos nacionais e internacionais para o mercado e biscoito –  Por ser considerado um alimento versátil, os biscoitos são produtos que alcançam consumidores de diversas regiões, faixas etárias e classes sociais. Assim, frente essa representatividade, essa cartilha realiza análise crítica dos atos normativos brasileiros e internacionais vigentes para o mercado de biscoitos, com destaque aos aspectos de identidade e qualidade, restrições e recomendações pertinentes. De modo geral, observou-se que os Órgãos Regulatórios e Comissões, como a União Europeia e a Comissão do Codex Alimentarius, apresentaram atos normativos mais generalistas, os quais foram empregados como referências para a elaboração dos atos normativos brasileiros. Entretanto, este fato é importante para padronização da comercialização dos alimentos, evitando-se barreiras técnicas. Tratando-se da legislação brasileira, não se encontrou Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) vigente para biscoitos. Vale ressaltar que a falta deste parâmetro pode comprometer toda cadeia produtiva, visto que aspectos como qualidade alimentar, conformidades de produção e fiscalização estão envolvidos.
    A versão online pode ser baixada gratuitamente da Biblioteca da ESALQ clicando aqui.

Assinam a publicação Gilma Lucazecchi Sturion, professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Nataly Mara Viva de Toledo, Natalia Dalloca Berno, ambas pós-graduandas do PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos e Roberta Doriguello Fonseca, mestranda do Departamento de Melhoramento Genético Animal da FZEA/USP.

Informações sobre a série: Biblioteca da ESALQ | [email protected] | (19) 3429-4371 ramal 210


DVComun | Divisão de Comunicação
19 3429-4477 | www.esalq.usp.br/acom