Plano customizado abrange a elaboração do protocolo oficial da carne e auditorias de todo o processo de produção de ovinos da raça

A TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamentos, é a responsável pelo desenvolvimento do Programa Texel Certificado, um plano customizado da Ribemar Empreendimentos Agropecuários e Imobiliários S/A. – por meio da sua unidade de genética de ovinos Texel, Cabanha Texel Gran Reserva – que abrange desde a elaboração do protocolo oficial da carne até a verificação, por meio de auditorias, de todo o processo de produção de ovinos da raça Texel.

O programa, de adesão voluntária, visa prover rastreabilidade e padronização do processo de produção de carne ovina desta raça, transmitindo ao mercado mais transparência, qualidade e segurança na identificação dos produtos do cordeiro Texel em pontos de venda.

O protocolo traz um conjunto de regras e procedimentos a serem cumpridos, e que determinam a rotulagem, identificação e a certificação oficial da carne ovina Texel comercializada no Brasil.

O programa também define os procedimentos de certificação, que incluem verificações a partir do confinamento dos animais em Maringá (PR). Este é o único programa de cordeiros no Paraná com certificação do processo em toda a cadeia, começando na produção, até as auditorias em unidades frigoríficas localizadas no Paraná, onde haverá abate, desossa e embalagem dos produtos Texel.

“O Programa fornece todas as ferramentas necessárias para o aumento e melhor gerenciamento da produção, além de acompanhar o mercado nos requisitos de segurança alimentar e sustentabilidade. Certamente, agrega valor à marca Texel, gerando maior satisfação e fidelização de consumidores finais, já que se trata de um programa estruturado de auditorias de terceira parte”, explica Guilherme Beil Amado, Coordenador Técnico na TÜV Rheinland Brasil.

A TÜV Rheinland conta com uma equipe técnica altamente capacitada, formada por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas, que acumulam experiência na área de segurança alimentar e elaboração de projetos customizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. A empresa já atua no mercado de carnes como certificadora exclusiva dos programas Carne Angus Certificada, Carne Wagyu Certificada e Cordeiro Baby Black, este último também especializado em carne ovina premium. “A TÜV Rheinland Brasil avança criando soluções para o agronegócio fortalecer o setor com qualidade e confiabilidade”, afirma o gerente geral da TÜV Rheinland Brasil, Daniel Oliva.

O anúncio da parceria entre a TÜV Rheinland e a Ribemar, para a elaboração do Programa Texel Certificado foi durante a Expoingá 2017, em Maringá.


  • Sobre a TÜV Rheinland
    O Grupo TÜV Rheinland é líder em certificações, inspeções, treinamentos e gerenciamentos de projetos. Fundada na Alemanha em 1872, com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor, a empresa desde então tem-se especializado em todos os tipos de serviços relacionados com a qualidade, a segurança técnica e de proteção do homem e do meio ambiente.
    A empresa emprega atualmente mais de 19 mil colaboradores, gera receitas anuais acima de € 1,8 bilhões e está presente em 69 países, onde estão distribuídos mais de 100 laboratórios. Sua trajetória de 140 anos é marcada pela seriedade, profissionalismo e independência, buscando um desenvolvimento sustentável no que diz respeito à qualidade e segurança de forma a superar os desafios decorrentes da interação entre o Homem, a Tecnologia e o Meio Ambiente.
    No Brasil, possui mais de onze mil certificados ativos e atende a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. Acreditada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pela CGCRE/INMETRO, a TÜV Rheinland possui ainda forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, produtos médicos e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças, entre outros. Seus especialistas também estão aptos a avaliar Sistemas de Gestão, processos de TI (Tecnologias de Informação) e dos negócios de maneira global, de acordo com normas reconhecidas internacionalmente ou com base em critérios de desempenho individual.
    Com a TÜV Rheinland Akademie, oferece um portfólio variado de cursos em diversas áreas, em modernas instalações estrategicamente localizadas em todo o Brasil, assim como treinamentos in company personalizados, alinhados às tendências de mercado e com foco na excelência profissional.
    Na área de infraestrutura, a TÜV Rheinland é uma das empresas líderes em engenharia consultiva e gerenciamento de empreendimentos no país e possui mais de 40 anos de experiência em projetos de grande porte na América Latina, desenvolvendo para os clientes funções-chave de planejamento, programação, controle e supervisão da execução de empreendimentos.
    www.tuv.com

Informações à imprensa
GPCOM Comunicação Corporativa
(11) 3129-5158 | www.gpcom.com.br