Os trabalhos com cachaça artesanal desenvolvidos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, serão expostos na Agrishow 2017.

O processo de produção da bebida, que pode agregar renda aos pequenos produtores, será exposto no espaço Vitrine Tecnológica Sustentável para Pequenas Propriedades, no estande da Secretaria de Agricultura.

O objetivo é demonstrar ao pequeno produtor, principalmente o de cana-de-açúcar, que é possível agregar valor na sua renda bruta com a produção de cachaça artesanal. “Uma tonelada de cana-de-açúcar entregue para usina equivale a, aproximadamente, R$ 60, e uma tonelada de cana transformada em cachaça equivale a, aproximadamente, R$ 400”, afirmou Gabriela Aferri, pesquisadora da Apta.

Produção de cachaça pode ser alternativa de renda ao produtor

Pensando nisso, os técnicos da Apta Valmira Cruzeiro e Valdir Lotti, juntamente com a pesquisadora, apresentarão as ferramentas utilizadas no processo de fabricação da bebida, entre elas, o alambique e as dornas, facilitando o entendimento do processo pelos produtores. Os agricultores poderão tirar dúvidas de como produzir a cachaça e quais são os materiais necessários. “Estaremos lá para proporcionar esse apoio ao pequeno agricultor que deseja iniciar sua produção”, disse Valmira. No estande, também será feita a exposição das cachaças produzidas na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Jaú da Agência.

Treinamento – A UPD de Jaú da Apta também realiza, anualmente, treinamento prático sobre o processo básico de produção de cachaça artesanal para os produtores de cana-de-açúcar e demais interessados no processo. A ideia da realização do treinamento partiu da iniciativa de transferir os conhecimentos adquiridos pelos técnicos da Unidade na fabricação de cachaça de forma sistematizada, com estudos de vários fermentos, selecionados e naturais. De acordo com Gabriela, o treinamento tem sido procurado por produtores rurais que querem entender melhor essa oportunidade de aumentar a renda familiar.

Atualmente, 1,3 bilhão de litros de cachaça são produzidos no Brasil, dos quais 45% no Estado de São Paulo. São cerca de 40 mil produtores espalhados pelo País. De acordo com o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), 99% dos produtores são de micro ou pequeno porte.

“Uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin é dar uma atenção maior ao pequeno produtor. Os trabalhos desenvolvidos pela unidade da Apta em Jaú fazem justamente isso, proporcionando melhores condições de vida no campo”, afirmou Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


Por Giulia Losnak
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo