Apoiar o produtor e garantir a produção de alimentos de qualidade, saudáveis e acessíveis à população

O Projeto Hortalimento tem contribuído também para levar alimento de qualidade a entidades beneficentes de São José do Rio Preto. A iniciativa é executada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimentos dos Agronegócios (Codeagro), para incentivar os municípios paulistas a produzirem hortaliças e plantas aromáticas com baixo custo.

No mês de março, a horta instalada em parceria com a prefeitura do município produziu cerca de três mil pés de alface de diversas variedades, que foram colhidos e destinados ao Banco de Alimentos do município para atender instituições como asilos, creches e hospitais.

Desde 2013, as hortaliças são cultivadas de forma hidropônica em uma estufa instalada ao lado do Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda, que recebe, diariamente, alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. “Em função da localização estratégica da estufa dentro da área urbana, o Projeto Hortalimento, ao mesmo tempo em que produz hortaliças para consumo, também atinge o propósito de apresentar ao público infantil uma proposta de cultivo com economia de água”, explicou diretor do Centro de Execução, Monitoramento e Controle de Programas e Projetos da Codeagro, Emilio Bocchino.

De acordo com o engenheiro João André do Amaral, responsável pela gestão do Projeto Hortalimento em São José do Rio Preto, “o processo de gestão da estufa envolve desde o cultivo das mudas em berçário próprio, o cuidado com a solução nutritiva, até a colheita das hortaliças”.

O projeto do governo paulista, ao mesmo tempo em que promove e melhora o abastecimento local de hortaliças, gerando trabalho e renda por meio da potencialização de canais de escoamento da produção, também agrega recursos financeiros à produção, incentivando o caráter associativo do trabalho. Desde a sua criação, em 2006, cerca de 140 municípios já foram beneficiados pelo projeto.

Iniciativas como o Projeto Hortalimento ampliam a qualidade do alimento produzido e promovem uma agricultura harmônica com o meio ambiente, conforme avaliou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. “Seguimos as orientações do governador Geraldo Alckmin, para apoiar o produtor e garantir a produção de alimentos de qualidade, saudáveis e acessíveis à população”, avaliou.


Por: Paloma Minke

Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069