Vídeo destaca os principais benefícios identificados pelo estudo de socioecoeficiência agrícola do sistema ILPF, quando comparado aos sistemas convencionais, além de quantificar sua contribuição para o cumprimento das metas brasileiras firmadas no novo acordo climático global

A BASF e a Fundação Espaço ECO® (FEE®) lançam animação que tem como objetivo esclarecer, de forma simples e didática, o que é o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Este sistema consiste na intensificação sustentável da agricultura e é visto como uma das soluções para os desafios futuros do agronegócio brasileiro. A animação está disponível no YouTube.

O vídeo traz, de forma resumida, o resultado de um estudo científico baseado na ILPF, utilizando a metodologia AgBalance™, desenvolvida pela BASF e aplicada pela Fundação Espaço ECO® (FEE®) para medir e avaliar a sustentabilidade na agricultura com base no conceito de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

“Muito se tem falado sobre a sustentabilidade deste sistema inovador desenvolvido no Brasil, mas precisamos utilizar metodologias que comprovem e quantifiquem os bons resultados para a comunidade científica internacional. Divulgando dados numéricos sobre os aspectos econômicos, ambientais e sociais do sistema ILPF, poderemos estimular que mais agricultores adotem esta nova tecnologia e possam usufruir de seus benefícios mais rapidamente, melhorando o desempenho do setor agrícola. Para a população em geral, o vídeo, além informativo, servirá como uma ferramenta para promover a sustentabilidade da agricultura brasileira”, afirma Roberto Araújo, gerente de Comunicação, Marketing Digital e Sustentabilidade da BASF para a América Latina.

Com o objetivo de alimentar, locomover e vestir uma população global cada vez mais idosa, urbana, com mais renda, e que em 2050 deve chegar a 9,5 bilhões de pessoas, a produção agrícola precisa crescer sua produtividade em 60%, mas sem aumentar o uso da terra. Foi pensando em solucionar esta equação – produzir mais com menos recurso – que a Embrapa criou o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Florestal (ILPF).

A ILPF é a combinação do plantio de diversas culturas durante todo o ano, seguindo o conceito de Agricultura Sem Parar. Com o sistema, é possível recuperar pastagens degradadas, proporcionar sombreamento e conforto para animais e aumentar a produtividade de grãos, carne e madeira, além de melhorar a conservação e fertilidade do solo.

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, explica que “o Brasil tem uma oportunidade única para promover a gradual substituição de práticas agrícolas de monocultivo por uma produção integrada, mais resiliente, com substanciais ganhos para o meio ambiente. A Integração Lavoura-Pecuária-Florestas abre espaço para um avanço histórico. Ela ajuda o agricultor a elevar a produtividade e o País a lidar com os desafios de descarbonizar a agricultura, reduzir a emissão de gases e aumentar a eficiência, diminuindo a pressão sobre ambientes frágeis, em particular sobre florestas. Hoje, temos cerca de 60 milhões de hectares de pastagens degradadas que poderão ser ocupadas por sistemas integrados. Por isso, acreditamos que o futuro da agropecuária passa pela intensificação do uso das nossas terras, de forma inteligente e sustentável”.

Sustentabilidade comprovada – Com o estudo AgBalance™, mostrado no vídeo, verificou se a intensificação da produção pela Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) pode ser considerada mais sustentável em relação a sistemas tradicionais, considerando a alimentação para uma população de 500 pessoas no Brasil por sete anos.

Analisando dados do período entre 2007 e 2014, o estudo revelou que a produção baseada na ILPF tem um custo de produção 54% menor e reduz em 55% as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Além disso, aumenta em 74% a qualidade do solo e 41% a biodiversidade, utilizando seis vezes menos área que o sistema convencional. Na Fazenda Santa Brígida (Ipameri, GO), local de aplicação do estudo, também são inúmeros os benefícios sociais. Lá, os profissionais têm emprego fixo e são duas vezes mais qualificados, uma vez que a promoção de treinamentos e capacitações é sete vezes maior que o observado nos sistemas tradicionais. Realizado pela UNESP Sorocaba e Fundação Espaço ECO®, o estudo ainda contou com o apoio da Fazenda Santa Brígida, BASF, Embrapa e Rede de Fomento ILPF.

O sistema ILPF pode contribuir efetivamente para o cumprimento das metas brasileiras estabelecidas no acordo climático global de Paris. Uma pesquisa do Kleffmann Group patrocinada pela Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e com acompanhamento técnico da Embrapa Meio Ambiente (SP) comprovou isso. Divulgada durante a COP22, em Marrakesh (Marrocos), em novembro, a pesquisa mostra o potencial e a adesão do setor agropecuário brasileiro ao uso do sistema ILPF, que já conta com 11,5 milhões de hectares com destaque para o setor da pecuária. Em 2015, na COP21, em Paris, quando o Brasil estipulou sua meta de incorporar cinco milhões de hectares com ILPF até 2030, estimava-se que o País tinha entre 3,5 e 4 milhões de hectares com o sistema.

“Aliando a tecnologia à metodologia científica, a adoção do sistema conseguirá recuperar pastagens degradadas – um dos caminhos mais eficientes para promover o desenvolvimento rural sustentável. Com isso, o agronegócio brasileiro oferecerá ainda mais benefícios para a sociedade, além de alcançar ainda mais competitividade internacional”, afirma Rodolfo Viana, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO® (FEE®).

Sobre a Fundação Espaço ECO® – Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Sobre a BASF – Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – BASF
[email protected]

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – Fundação Espaço ECO®
Lead Comunicação – (11) 3168-1412 – www.lead.com.br