A ESALQSHOW reunirá em dois dias uma série de iniciativas para aproximar a academia do setor produtivo

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP ESALQ, em Piracicaba (SP), considerada a 5ª melhor Universidade em Ciências Agrárias do mundo de acordo com o US News & World Report, será palco nos dias 10 e 11 de outubro de um evento para fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura. A ESALQSHOW reunirá em dois dias uma série de iniciativas para aproximar a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e fomentar a inovação.

No dia 10 de outubro será realizado o “Encontro de Lideranças em Agricultura” com a participação de representantes de universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior, que vão apresentar suas visões sobre “Soluções Biológicas”, o tema central escolhido para 2017. No dia seguinte, o tema será aprofundado no AgTech Valley Summit, com palestras de introdução, mesa redonda e debate com o público a partir de seis enfoques: Bioeconomia, Integração Lavoura Pecuária e Floresta, Produção Animal, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas e Doenças, e Agricultura de Precisão. “O objetivo do AgTech Valley Summit é levantar as principais questões e desafios, discutir possíveis soluções e tendências, envolver líderes da Academia, produtores e empresas num debate sobre o tema e extrair ideias que possam ser desenvolvidas após a ESALQSHOW com diferentes profissionais e estudantes. Queremos posicionar o ‘Vale do Piracicaba’ como o ‘Vale do Silício’ da inovação em agricultura”, explica Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP, que organiza o evento junto com a empresa Araiby.

Para o presidente do Conselho Consultivo da ESALQSHOW, o ex-Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, o evento desempenhará um papel de “farol para o futuro” do setor. “Uma das razões principais para o extraordinário avanço da agropecuária brasileira em termos de produtividade, sustentabilidade e competitividade é, sem sombra de dúvida, a tecnologia tropical desenvolvida em nossas instituições de pesquisa e universidades, e incorporada pelos nossos produtores rurais. Mas inovação tecnológica é um processo dinâmico, tem que ser permanentemente renovado, sob pena de parar no tempo, deixando seus usuários para trás. A ESALQSHOW é exatamente isso: uma feira entusiasmante de novidades que já chegaram ou que ainda estão em gestação. É um verdadeiro farol para o futuro, e todo mundo que quer avançar no agronegócio precisa estar presente nela, em Piracicaba, nos dias 10 e 11 de outubro”, convida Rodrigues.

Evento dinâmico – Nos dois dias, o campus da universidade sedia o Espaço Inovar ESALQ & CIA, com atividades simultâneas, como o Painel Agricultura Digital no período da manhã, que terá apresentações de universidades, órgãos de pesquisa e fomento, e convidados. No período da tarde, agentes do mercado apresentam seus desafios e oportunidades, e em estandes a USP ESALQ e empresas patrocinadores da ESALQSHOW, centros de pesquisa, empresas e startups trazem suas iniciativas, pesquisas e inovações tecnológicas.

“A ideia dessa feira é discutir problemas, soluções e tendências, comunicar e promover novas ideias, tecnologias, produtos e serviços e facilitar networking e parcerias”, ressalta o presidente da Araiby, Luiz Mario Machado Salvi. O Espaço Inovar ESALQ & CIA terá ainda dois eventos de premiação: o ESALQ Novitas direcionado a trabalhos e pesquisas que configuram inovação tecnológica e o Empreendetec ESALQTEC voltado a profissionais e empresas do AgTechValley que se destacaram no fomento ao empreendedorismo tecnológico.

Outra atração do evento será a Vitrine ESALQ, com exposições e demonstrações de projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado nos diversos departamentos no campus. Será oferecido transporte gratuito para que o público possa percorrer esses espaços.

O conceito do evento e a programação estão sendo acompanhados por um Conselho Consultivo formado por importantes nomes do setor, presidido pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, Coordenador da GV Agro. Integram o Conselho o Assessor da Presidência do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop), Américo Utumi; o Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) e da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Ângelo Petto Neto; o presidente da Adealq (Associação dos Ex-alunos da ESALQ), Antony Hilgrove Monti Sewell; o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Arnaldo Antonio Bortoletto; o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o Prefeito Municipal de Piracicaba, Barjas Negri; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Fábio de Salles Meirelles; o Superintendente do Mapa, Francisco Sergio Ferreira Jardim; o presidente da COSAG, Jacyr Costa Filho; o presidente da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Carlos Correia Carvalho; o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Marcelo Weyland Barbosa Vieira; o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Marcos Fava Neves; o Presidente do Conselho Deliberativo da ESALQTec, Mateus Mondin; o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes; a vereadora de Piracicaba, Nancy Thame; o presidente da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional), Raul Machado Neto; o Diretor-presidente da FEALQ, Rubens Angulo Filho e os diretores da USP/ESALQ em diversas gestões: Antonio Roque Dechen, Evaristo Marzabal Neves, João Lucio de Azevedo, Joaquim José de Camargo Engler, José Roberto Postali Parra, José Vicente Caixeta Filho e Julio Marcos Filho.

A ESALQSHOW fará parte da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017 e tem, até o momento, o patrocínio da John Deere, Coplacana, AGCO e Case-IH e apoio da FEALQ, Prefeitura Municipal de Piracicaba, ADEALQ, ESALQTEC e PUSP-LQ.

Na foto, reunião do Conselho Consultivo da ESALQSHOW.

Clique aqui para mais informações

 


 

Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br