A presença feminina do agronegócio brasileiro ganhou ainda mais destaque mundial com a atuação do Comitê de Mulheres da Sociedade Rural Brasileira (SRB) no Women in Agribusiness Summit 2025, um dos congressos mais prestigiados voltados à liderança feminina no setor agroalimentar. A 14ª edição ocorreu entre 22 e 24 de setembro, no Hyatt Regency, em Orlando, Flórida (EUA).
A participação da SRB integrou uma missão internacional realizada de 20 a 27 de setembro, com uma agenda estratégica que contemplou visitas técnicas a fazendas nos Estados Unidos e encontros exclusivos de networking, ampliando o diálogo entre representantes do agro brasileiro e lideranças globais. A delegação foi composta por 15 mulheres, entre produtoras rurais e empresárias do setor.
Após o sucesso do projeto-piloto realizado em 2024, quando a SRB levou a primeira comitiva ao congresso, a edição deste ano consolidou-se de forma ainda mais marcante: além do estande institucional e da agenda com visitas técnicas, a entidade participou pela primeira vez do palco principal do evento.
O presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, palestrou no painel “Acesso ao Mercado e Política Comercial – Cobertura das principais iniciativas de políticas federais”, ao lado de Alejandra Castillo, presidente e CEO da Associação Norte-Americana de Exportação de Grãos, e Virginia Houston, diretora de Assuntos Governamentais da Associação Americana de Soja. A mediação será de Sara Wyant, fundadora e editora da Agri-Pulse.
Para Lúcia Bortolozzo, presidente do Comitê das Mulheres da SRB, a sensação de estar em um espaço onde milhares de mulheres estão unidas pelo agronegócio, compartilhando experiências, ideias e debatendo o futuro do setor é única e muito enriquecedora. “O saldo da nossa participação é extremamente positivo. Mostramos ao mundo a força, a inovação e o protagonismo da mulher brasileira no campo. Estamos aqui para conectar, aprender e, principalmente, levar a voz do nosso agro para o cenário internacional.”, destacou a presidente.
Segundo Andrea Cordeiro, da Mulheres do Agronegócio Brasil, responsável pela curadoria temática e pela organização da missão brasileira nos Estados Unidos, os palcos do Women in Agribusiness Summit trazem visibilidade ao protagonismo do agronegócio brasileiro, sendo tema frequente nas palestras. “O Brasil não é mais apenas o celeiro do mundo, mas ocupa agora as prateleiras globais como um verdadeiro supermercado agro, decisivo para a segurança alimentar internacional”, afirma Andrea.
A missão da SRB no Women in Agribusiness contou com patrocínio da FMC, Bayer e Basf, além do apoio da Syngenta, A1 Comexport e Mulheres do Agronegócio Brasil, reforçando o compromisso de promover o protagonismo feminino, o intercâmbio técnico e cultural e o fortalecimento da imagem do agro brasileiro no exterior.
–