Produto, disponível já na safra 25/26, traz inovação com selênio e tecnologia exclusiva DuoSpiral, aumentando eficiência do metabolismo do nitrogênio, da FBN e promovendo maior produtividade
A ICL, líder global em soluções e tecnologias nutricionais para a agricultura, anuncia o lançamento do Bioz Tônus, evolução do consagrado Tônus. A novidade chega ao mercado com uma proposta ainda mais robusta para potencializar o metabolismo de N, a fixação biológica de nitrogênio (FBN) e manter as plantas fisiologicamente ativas durante todo o ciclo.
Desenvolvido com tecnologia 100% nacional e produzido na unidade da ICL em Suzano (SP), Bioz Tônus integra o portfólio inovador da empresa, com produtos nutricionais, fisiológicos e biológicos, e lidera seu Programa Nodulação Ativa, único no mercado focado em entregar nódulos ativos durante todo o ciclo da cultura e maior eficiência no processo de FBN.
“Nossas pesquisas mostraram que para mantermos nódulos ativos durante todo e ciclo da cultura precisamos de plantas fisiologicamente ativas e sem estresse abiótico, por isso desenvolvemos o Bioz Tônus com nutrientes e tecnologia que atuarão nessas duas frentes”, afirma Bernardo Vieira, gerente de Produtos Biológicos da ICL.
Mais eficiência, menos estresse – O novo Bioz Tônus traz como diferencial o selênio, um elemento benéfico que atua na regulação do estresse oxidativo das plantas e participa do processo de sinalização para recrutamento das bactérias que iniciam a FBN. Essa adição fortalece a resistência das culturas às adversidades climáticas e favorece a produtividade.
Além disso, o produto conta com tecnologia DuoSpiral exclusiva e patente requerida pela ICL, baseada em compostos naturais que quelatam, ou seja, que envolvem os micronutrientes metálicos da formulação de forma que eles fiquem disponíveis apenas dentro da planta, ou seja, não reagindo na calda de aplicação e até mesmo com a superfície foliar. Desse modo, os nutrientes estariam disponíveis para planta de forma ativa. “Com a tecnologia DuoSpiral, os micronutrientes da formulação estão mais estáveis e facilmente absorvidos pelas plantas, esses compostos não apenas melhoram a nutrição e o transporte de nutrientes, mas também são aproveitados em rotas metabólicas que impulsionam o desenvolvimento da lavoura, tendo, portanto, dupla função”, explica Vieira.
Substituição natural com ganho tecnológico – Com a chegada do Bioz Tônus, a versão anterior do Tônus será gradualmente substituída, consolidando a nova formulação como referência em eficiência e inovação. A aplicação do produto é recomendada entre os estádios V3 e V4 das culturas, como soja e feijão, período-chave para garantir o pleno desenvolvimento da planta e a formação dos nódulos.
Embora tenha atuação mais direcionada para a soja, Bioz Tônus também é eficaz em outras culturas leguminosas, como feijão e também têm ampla efetividade em gramíneas, como milho, trigo e arroz, ampliando seu potencial de uso no campo. Comercializado sob a marca ICL, estará disponível aos agricultores já a partir da safra 2025/2026.
“Com mais uma entrega tecnológica, a ICL reafirma sua proposta de valor baseada na Biomimética, nutrologia vegetal e evoluir com seus clientes, entregando produtos inspirados na natureza, focados nas necessidades da planta, entregando soluções cada vez mais completas, eficientes e alinhadas às demandas do campo”, finaliza Vieira.
–
