A iniciativa é inédita na região e reforça a vocação de Pompeia-SP em se estabelecer como polo de inovação e indústria de base tecnológica
A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) realiza, no dia 02 de outubro de 2025, às 9h, a inauguração do Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista (CITAP), em seu campus, em Pompeia – SP. O novo espaço nasce como primeiro ambiente formal de inovação da região da Alta Paulista, credenciado no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), e conta com o apoio da FINEP/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, do Senai-SP, do Grupo Jacto e do Município de Pompeia.
Com a missão de fomentar pesquisa, desenvolvimento e inovação e estimular o empreendedorismo tecnológico na região, o CITAP promoverá a conexão entre academia, empresas e poder público, criando condições para novos negócios, transferência de tecnologia e qualificação de talentos. Além disso, o Centro atuará como articulador do ecossistema local, reforçando a vocação de Pompeia como polo de inovação e indústria de base tecnológica.
O CITAP disponibiliza uma estrutura estratégica para empresas que têm a tecnologia e a inovação como pilares do seu desenvolvimento, além de proporcionar espaços e apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e oferecer serviços tecnológicos a organizações públicas e privadas. Ao ampliar o acesso ao conhecimento e às inovações, a iniciativa gera oportunidades de negócios em níveis nacional e internacional.
Para marcar a inauguração, a cerimônia reunirá autoridades, lideranças empresariais, representantes de instituições científicas e tecnológicas, além da comunidade acadêmica. Após a abertura oficial, haverá apresentação do propósito do CITAP e perspectivas de atuação em rede com parceiros institucionais.
“O CITAP é um marco para a Alta Paulista. Ele consolida um ambiente qualificado para transformar conhecimento em soluções e desenvolvimento regional, aproximando estudantes, pesquisadores e empresas”, afirma o Prof. Dr. Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
–
–
Comunicação Jacto