Lideranças e especialistas se reúnem no Rio de Janeiro para analisar os desafios e oportunidades que moldarão o mercado do trigo no próximo ano
A Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo promove, entre os dias 20 e 22 de outubro, o 32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, um dos eventos mais importantes do calendário do agronegócio nacional. O encontro, que será realizado no Rio de Janeiro, reunirá representantes das indústrias, especialistas, produtores e autoridades para discutir os rumos do setor, analisar o ano de 2025 e traçar estratégias para 2026.
A programação inicia na noite de 20 de outubro com a palestra inaugural “Economia e Geopolítica no Brasil e no Mundo”, ministrada pelo cientista político e jornalista Gustavo Segré e pela economista e sócia da Gibraltar Consulting, Zeina Latif. O painel será moderado pelo presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, que destaca a importância do evento para o setor. “O Congresso é fundamental para que os diferentes elos da cadeia do trigo possam debater em profundidade as oportunidades e os desafios do mercado, contribuindo para decisões estratégicas e para o fortalecimento do setor no Brasil.”
Na manhã do segundo dia ocorrerá a abertura oficial do evento que será conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, Daniel Kümmel e contará com a presença de autoridades e convidados. Em seguida, dando continuidade ao Congresso, o diretor econômico do Destrava Brasil, Luiz Renato Hauly ministrará uma palestra sobre os impactos da Reforma Tributária.
Seguindo a programação, os participantes poderão conferir o painel “A Competitividade do Negócio Trigo”, que reunirá especialistas para discutir o desempenho econômico do setor moageiro, desafios gerenciais e práticas de gestão. Com a moderação do conselheiro da Abitrigo, Marcelo Vosnika, o espaço contará com a presença do vice-presidente da Falconi Consultores, André Paranhos, que falará sobre as práticas de gestão e do diretor da Kellanova, Glauco Ferreira, que falará sobre Economia Circular na Indústria.
Em sequência, será realizado o painel “Do dado ao valor: IA e automação inovando a Indústria do Trigo” que trará a participação do gerente de Vendas da Haver & Boecker Latinoamericana, Edson Palorca; da Product and Strategy Advisor na Inovação Ninja, Érica Briones e a moderação do CEO da Rock Encantech, Fernando Gibotti.
O terceiro e último dia do congresso terá início com o tema “A Farinha de Trigo no Novo Mercado Consumidor”. O encontro contará com a participação do VP de Operações da Uptown Bakeries / Red Brick Consulting – EUA, Didier Rosada, que discutirá o futuro do mercado de panificação, e do fundador da Bioalimentos, Pery Carvalho, que falará sobre o mercado de produtos congelados panificáveis. A moderação será feita pelo conselheiro da Abitrigo, Rogério Tondo.
Para finalizar, o público irá conferir o painel “O Mercado do Trigo”, que trará o especialista em Trigo da Safras & Mercado, Elcio Bento, o consultor privado do Mercado de Trigo, Pablo Maluenda, e o chefe da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, para debater os mercados nacional e internacional, bem como as perspectivas de produção do trigo no Brasil. A moderação ficará a cargo do vice-presidente da Bunge, Junior Justino.
A programação inclui ainda workshops promovidos pela Pensalab, Envirologix, Premiertech e Stern.
“Trabalhamos em uma programação bem consistente, que aborda temas de interesse para todo o setor e que colabora com o crescimento e desenvolvimento dos negócios do trigo no Brasil e no mundo. Será um espaço de grandes trocas e networking para os elos da nossa cadeia”, finaliza Rubens Barbosa.
–