MerX oferece tecnologia e consultoria completa para destravar rastreabilidade e organizar dados em tempo hábil
Cooperativas, cerealistas e usinas ainda têm tempo de aproveitar a safra atual para entrar no programa RenovaBio e começar a emitir CBIOs (Créditos de Descarbonização) ainda este ano. O processo, embora técnico e detalhado, pode ser concluído em cerca de quatro meses – prazo que ainda permite acesso aos ganhos financeiros proporcionados pela certificação.
O principal obstáculo para muitas empresas do setor está justamente na organização dos dados e no entendimento de como começar. É aí que entra a MerX, agtech brasileira que desenvolveu uma plataforma de rastreabilidade inteligente combinada a uma equipe de consultores que executa todo o processo de certificação do início ao fim.
“A maior parte das empresas tem os dados, mas não sabe como estruturá-los ou conectá-los às exigências do RenovaBio. A gente entra com tecnologia e execução para transformar isso em resultado real”, explica Guilherme Dominici, head de finanças da MerX.
A plataforma da MerX permite rastrear a origem dos grãos, checar as áreas plantadas e analisar todas as práticas da propriedade rural, como uso de insumos, produtividade e eficiência energética. Com base nesses dados, a MerX conduz o projeto de certificação, garantindo que todos os requisitos técnicos e documentais sejam atendidos.
Além da rastreabilidade, a MerX também atua diretamente na organização e envio da documentação exigida para a certificação, o que agiliza o processo e reduz o esforço da equipe interna das cooperativas, cerealistas ou usinas.
De acordo com os consultores da empresa, os ganhos com CBIOs podem ser expressivos – especialmente quando se considera que, com orientação especializada, é possível alcançar até 90% de fração elegível, dependendo do perfil das matérias-primas adquiridas pela usina.
“Cada dia que passa sem rastrear e certificar é um dia a menos de receita. Nossa proposta é descomplicar isso para que o setor possa focar no que sabe fazer, enquanto a gente entrega rastreabilidade, documentação e certificação pronta para emissão de CBIOs”, reforça Guilherme.
–
