A International Fresh Produce Association (IFPA), entidade global que representa toda a cadeia de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV), encerrou o primeiro semestre de 2025 com avanços importantes no Brasil. Com presença ativa em 55 países e 2.900 empresas associadas — sendo 150 brasileiras —, a IFPA reforça seu compromisso de transformar dados em ação e promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Entre janeiro e junho, a IFPA realizou 14 Workshops, quatro Campanhas de Sazonalidade gratuitas e cinco Cafés da Manhã – na foto, Valeska Ciré, Country Manager na IFPA – com executivos do varejo e da produção agrícola, reforçando seu papel como articuladora de conhecimento, tendências e boas práticas para o segmento. Os workshops para o varejo proporcionaram treinamento para mais de 1.400 colaboradores de redes supermercadistas, com conhecimento passado pelos maiores produtores brasileiros que estimulam o consumo consciente e contribuem para um ambiente de negócios mais profissionalizado no time de FFLV.

A entidade também marcou presença como convidada em três eventos estratégicos do setor: APAS Show 2025 – Fórum, ExpoSuper 2025 e Hortitec 2025. Nesses encontros, representantes da IFPA apresentaram dados de mercado, defenderam a valorização da produção nacional e debateram políticas públicas para estimular o consumo de FFLV, além de fomentar o relacionamento entre diferentes elos da cadeia.

 

Impacto das mudanças climáticas – Mesmo com os desafios climáticos no início do ano, como chuvas intensas e períodos de seca que afetaram culturas como abacate, citrus e verduras, o abastecimento no mercado interno se manteve estável. Segundo a IFPA, os preços oscilaram apenas em produtos pontuais, como ovos, tomate e banana, sem impactos estruturais no consumo ou na oferta.

A IFPA recebeu o status de observadora da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, representando a comunidade de produtos frescos e flores nas negociações climáticas. A vice-presidente de sustentabilidade da IFPA, Tamara Muruetagoiena, atua como representante da organização na UNFCC. A entidade vai participar ativamente da COP-30.

 

Pesquisas que orientam estratégias comerciais – Uma das ações de destaque da IFPA no semestre foi a divulgação da pesquisa nacional conduzida pela Fruto Agrointeligência e Ilumeo, que traçou o perfil do consumidor brasileiro de produtos frescos. O estudo revelou que 85% consomem FFLV mais de três vezes por semana, 67% são mulheres e mais da metade prioriza alimentos de origem nacional e com atributos sustentáveis, como orgânicos e livres de açúcar. Esses dados têm guiado varejistas e produtores na adoção de estratégias mais alinhadas às demandas do consumidor moderno.

Outra pesquisa se reflete nos resultados do varejo. Segundo dados da Scanntech, os perecíveis representaram 31,4% das vendas no setor alimentar em 2024, com destaque para frutas, que puxaram um crescimento de 15%. Essa tendência se intensificou em 2025, estimulando o investimento em sortimento, exposição adequada dos produtos e táticas de fidelização, com o apoio técnico da IFPA.

Além das pesquisas e de um calendário de ações no Brasil, a IFPA promove a maior edição da The Brazil Conference & Expo, o principal evento da cadeia FFLV na América Latina, com uma feira de tendências e lançamentos junto com um amplo conteúdo para debater o futuro do setor. Esse é o grande encontro de produtores, varejistas, distribuidores e especialistas globais.

E para completar, pelo quarto ano consecutivo, a entidade lidera a delegação brasileira para a Global Produce & Floral Show, em outubro, nos Estados Unidos, reforçando a conexão internacional do agro brasileiro.

The Brazil Conference & Expo – IFPA 

9ª Feira Internacional da Indústria de Frutas, Flores, Legumes e Verduras

9ª Produce and Floral International Trade Show

Data: 6 e 7 de agosto de 2025

Local: Pavilhão Amarelo – Expo Center Norte | Endereço do evento: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP


Vera Moreira Comunicação