Empresa também apresenta nova embalagem de 25 quilos, desenvolvida para facilitar o manuseio e o armazenamento nas propriedades rurais

De 25 a 27 de junho, em Holambra (SP), a Tera Nutrição Vegetal marcará presença na 30ª edição da Hortitec, uma das maiores feiras de horticultura da América Latina. Durante o evento, a empresa apresentará os resultados e diferenciais do seu fertilizante orgânico, reconhecido por sua eficácia no campo. Produzido por meio da compostagem termofílica de resíduos orgânicos, especialmente lodo proveniente do tratamento de esgoto e efluentes industriais, o adubo Tera Base se destaca pela alta concentração de matéria orgânica, ácidos húmicos e fúlvicos, microrganismos e nutrientes essenciais às plantas.

“A Hortitec é uma oportunidade valiosa para reforçarmos o papel dos fertilizantes orgânicos no aumento da produtividade e na melhoria da saúde do solo. Os ácidos húmicos e fúlvicos, por exemplo, são fundamentais para a atividade enzimática, desenvolvimento radicular e absorção de nutrientes pelas plantas”, afirma Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia, com ênfase em Solos e Nutrição de Plantas. O especialista é o responsável técnico pelo fertilizante da Tera Nutrição Vegetal.

Segundo Oliveira, quando aplicados de forma contínua, os fertilizantes da Tera podem substituir até 50% da necessidade de adubos minerais em um período de três anos. Já na primeira aplicação, com cinco toneladas por hectare, é possível reduzir em 30% o uso de fertilizantes químicos. “Isso já tem sido comprovado em diversas lavouras, especialmente em cultivos de hortifruti e flores”, destaca.

Além de reforçar os benefícios agronômicos, a Tera apresentará uma novidade: a embalagem de 25 quilos, que passa a complementar a tradicional venda a granel. A mudança atende a pedidos de agricultores que buscam mais praticidade no transporte, manuseio e armazenamento dos produtos. “A embalagem facilita a logística no campo, especialmente em propriedades menores ou com estruturas específicas”, explica Oliveira.

 

Resultados comprovados no cultivo de tomate – Uma pesquisa aplicada em Sumaré (SP) mostrou que o fertilizante orgânico da Tera Nutrição Vegetal aumentou significativamente a produtividade do tomate em comparação com a adubação convencional. Realizado pela professora Dra. Simone da Costa Mello, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), o estudo apontou que, com a aplicação de quatro toneladas por hectare do composto orgânico, os frutos apresentaram menor acidez e melhor equilíbrio de sólidos solúveis, fatores essenciais para a qualidade da produção.

Os ácidos húmicos e fúlvicos presentes no fertilizante da Tera foram determinantes no desempenho das plantas, influenciando positivamente o crescimento radicular, o desenvolvimento vegetativo e a absorção de macro e micronutrientes. “Esses compostos são fontes de aminoácidos, vitaminas e hormônios que ajudam a planta a superar estresses climáticos, pragas e doenças, promovendo aumento de produtividade e qualidade dos frutos”, afirma a pesquisadora. Ela destaca ainda que a eficácia desses ácidos depende da qualidade do insumo, da dose aplicada e das condições ambientais e de manejo.

 

Palavra de quem produz – A produtora Eliana Tomita (foto abaixo), de Salesópolis (SP), é uma das agricultoras que já adotaram o fertilizante da Tera com excelentes resultados. Com décadas de tradição no cultivo de hortaliças, ela viu sua lavoura se transformar após a introdução do composto orgânico. “Fizemos uma análise de solo que indicou deficiência microbiológica. Após a aplicação do fertilizante da Tera, o solo reagiu rapidamente. O resultado foi surpreendente no desenvolvimento das raízes e na aparência das folhas, resultando em um aumento de 30% em nossa produtividade”, relata.

Eliana também valoriza o impacto ambiental positivo da escolha. “A sustentabilidade é essencial para mim. Saber que o fertilizante transforma resíduos em insumos para a lavoura reforça a decisão de usá-lo. É algo que quero deixar como legado para as próximas gerações”.

Os adubos orgânicos da Tera são um exemplo perfeito de economia circular. Têm origem em resíduos processados na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Jundiaí. Antes indesejados e muitas vezes destinados a aterros sanitários, esses materiais são transformados em fertilizantes, retornando ao ciclo produtivo. Conforme critérios contidos na Instrução Normativa 61/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os fertilizantes orgânicos compostos da Tera Nutrição Vegetal têm sua qualidade reconhecida pelas autoridades competentes. São autorizados para uso irrestrito na agricultura. Atendem, ainda, aos rigorosos critérios de excelência e segurança atestados com o selo IBD de “Qualidade Certificada”.

Ricardo Viveiros ﹠ Associados – Oficina de Comunicação