O preparo correto e a devolução das embalagens lavadas possibilitam a reciclagem para produção de novos produtos, contribuindo para uma agricultura mais sustentável

Em 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, elemento fundamental nas atividades agrícolas. A tríplice lavagem das embalagens vazias de defensivos agrícolas é o procedimento no qual o agricultor tem uma maior economia desse recurso natural. Neste sentido, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, reforça que a tríplice lavagem das embalagens pós-consumo de defensivos é um dos processos que exige atenção e cuidado extra dos agricultores para a devolução.

“A destinação correta de defensivos agrícolas é uma responsabilidade compartilhada e todos os elos da cadeia são determinantes para o sucesso do Sistema Campo Limpo. E o primeiro elo é o agricultor: se ele realizar com rigor e zelo todas as etapas de devolução, é um bom começo para garantirmos uma destinação ambientalmente correta para as embalagens”, avalia Marcelo Okamura, presidente do inpEV.

 

Por que lavar as embalagens? – As embalagens devem ser devidamente lavadas por quatro principais motivos:

  1. Porque as embalagens lavadas corretamente podem ser recicladas e gerarem até 37 artefatos;
  2. Para aproveitar o produto resultante da lavagem;
  3. Porque a destinação ambientalmente correta das embalagens contribui para preservar a saúde humana e o meio ambiente;
  4. Para cumprir a Lei de Agrotóxicos (Lei Federal Nº 7.802/1989, revogada pela Lei nº 14.785/2023).

Há dois tipos de lavagens: a tríplice lavagem, que consiste em enxaguar três vezes a embalagem vazia; e a lavagem sob pressão, na qual a embalagem é encaixada no funil do pulverizador e a bomba do próprio equipamento gera a força para pressionar o bico de lavagem.

 

O que deve ser lavado? – Embalagens rígidas (plásticas e metálicas) que acondicionam formulações líquidas de defensivos agrícolas para diluição em água devem ser lavadas no momento do preparo da calda.

 

Como fazer a tríplice lavagem?

  1. Esvazie completamente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
  2. Adicione água limpa à embalagem (até ¼ do volume);
  3. Tampe bem a embalagem e agite por 30 segundos para dissolver todo o resíduo do produto que possa ter aderido à embalagem;
  4. Despeje a água de lavagem no tanque do pulverizador e, em seguida, mantenha a embalagem escoando por 30 segundos;
  5. Repita a operação outras duas vezes (itens 2 e 3);
  6. Após esvaziar a embalagem pela última vez no tanque do pulverizador, perfure-a para que não possa ser reutilizada.

“O preparo correto e a devolução das embalagens lavadas possibilitam a sua reciclagem para produção de novos artefatos. E, assim, todos contribuímos para uma agricultura mais sustentável”, reforça o presidente do inpEV.

Para conhecer todas as etapas e cuidados no processo de devolução das embalagens de defensivos agrícolas, consulte o site do inpEV.


O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802/1989, revogada pela Lei nº 14.785/2023. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 198 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.


LVBA Comunicação