A nomeação aconteceu na 119ª reunião ordinária realizada no Ministério da Agricultura e Pecuária em Brasília

A Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA) se reuniu no dia 16 de janeiro para a 119ª reunião ordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários – CTIA em Brasília – DF. A decisão foi formalizada por meio da Portaria nº PORTARIA Nº 14, de 6 de fevereiro de 2024, assinada pelo Ministro Carlos Fávaro, na última terça-feira. Esta reunião teve por objetivo debater dos assuntos pertinentes ao setor, apresentar os novos membros e indicar o novo presidente da CTIA – Biênio 2025/2026.

“É com grande honra e comprometimento que assumirei a presidência da Câmara Temática de Insumos Agropecuários. Estar à frente da CTIA é um privilégio, uma vez que desempenha um papel crucial no avanço do setor agropecuário”, declarou Levrero.

Ele enfatizou a necessidade de alinhar os recursos de investimento com as demandas dos produtores rurais, especialmente no contexto dos desafios enfrentados no financiamento de bioinsumos e no acesso a novas tecnologias.

Assumindo o compromisso de fortalecer a colaboração entre as câmaras setoriais, Levrero afirmou que buscará a articulação efetiva com outras câmaras setoriais, apoiando o trabalho do Mapa nas demandas relacionadas aos insumos agrícolas.

Clorialdo Roberto Levrero

Presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA) – Biênio 2025/2026

Presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal)

Clorialdo Roberto Levrero tem formação técnica nas áreas de ciências contábeis e agronomia. Levrero acumula sólida vivência nos setores agrícola e industrial. Com uma trajetória profissional marcada pelo empreendedorismo, ele é sócio-proprietário da empresa Itale Indústria e Comércio Ltda, sediada em Valinhos (SP), desde 1990. Ao longo dos anos, Levrero desempenhou papéis-chave na Abisolo, ocupando o cargo de Diretor de Fertilizantes Organominerais de 2004 a 2011 e, a partir de janeiro de 2012, assumiu a presidência da associação. Sob sua liderança, a Abisolo fortaleceu sua posição como um importante agente no setor de tecnologia em nutrição vegetal, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil. Levrero também representa a Abisolo em diversas instituições e câmaras de discussão, incluindo a Câmara Setorial de Insumos Agrícolas (Codeagro) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Instituto Pensar Agropecuário (IPA), o Conselho Superior do Agronegócio (COSAG – FIESP) e a Associação Internacional de Fertilizantes (International Fertilizer Association – IFA). Em fevereiro de 2024, ele foi indicado como o novo presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA) – Biênio 2025/2026. Com sua expertise e visão estratégica, Levrero é uma fonte confiável de insights e análises sobre o cenário agrícola brasileiro. Como porta-voz da Abisolo e presidente da CTIA, ele está disponível para comentar questões relevantes do setor e promover o diálogo construtivo com a imprensa e outros stakeholders.

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da qualidade, produtividade e sustentabilidade da agricultura brasileira. A entidade congrega fabricantes e importadores de fertilizantes minerais especiais, organominerais, orgânicos, biofertilizantes, condicionadores de solo de base orgânica e substratos para plantas.Reunindo mais de 150 empresas associadas, participa ativamente das discussões de temas de interesse do setor junto aos diversos Ministérios e Secretarias, Órgãos de Controle e Fiscalização Ambiental, Instituições de Pesquisa, Receitas Estadual e Federal, além de outras entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil organizada, buscando sempre a competitividade, a liberdade econômica e a valorização dos segmentos que representa.


 Há Proposito