Com investimento em formulações cada vez mais inovadoras e sustentáveis, companhia já trabalha também em soluções que substituem solventes orgânicos por água

A ADAMA, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, vem investindo cada vez mais esforços, tanto globalmente como no Brasil, no desenvolvimento de soluções sustentáveis exclusivas. Uma das iniciativas é a utilização de materiais biodegradáveis ou renováveis, que podem representar de 30 a 80% do conteúdo das soluções. Daniela Louro, analista de Compras da ADAMA, destaca que a prospecção e homologação de componentes biodegradáveis e renováveis já faz parte do dia a dia da área de Compras da companhia. “Para isso, buscamos cada vez mais fornecedores que nos entreguem esses componentes ‘limpos’ e que, assim como nós da ADAMA, tenham a sustentabilidade como um pilar estratégico e atuem nesse fornecimento de matéria-prima ambientalmente amigável”, afirma.

Nos últimos anos, houve um crescimento de 9% na compra e utilização desses componentes biodegradáveis. “Dentro das soluções, esses componentes são responsáveis por garantir a estabilidade físico-química do produto, além de contribuir com algumas características específicas como melhorar a adesividade, resistência a chuva, penetração, absorção, translocação, entre outras contribuindo para uma melhor eficiência agronômica, segurança de manuseio e sustentabilidade”, destaca Silvio Luiz Machado, químico e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da ADAMA.

Desde 2018, a companhia vem investindo mais fortemente em componentes com características mais sustentáveis e, somente em 2023, dentro do que foi comprado dos principais fornecedores estratégicos de matérias-primas e produzido no Brasil, 90% são componentes biodegradáveis. “Esses componentes estão nas principais soluções do nosso portfólio, como Almada®, Armero®, Blindado®, Araddo®, Apresa® e Cheval®, por exemplo”, destaca o gerente de portfólio da companhia, Fabrício Pacheco.

Outro esforço da ADAMA na evolução de formulações em defensivos é a substituição de solventes orgânicos por água. “Essa inovação permite termos uma solução com menor impacto e que, ao mesmo tempo, aumenta a performance dos ingredientes ativos em uma formulação diferenciada”, explica Pacheco.

Também em andamento estão os testes com componentes de origem vegetal, que permitirão a combinação destes com os ativos nas soluções. “Observamos uma oportunidade de redução de 25% da quantidade do princípio ativo ao combinarmos esses componentes naturais, que têm a capacidade de potencializar a ação desse ativo, entregando mais eficiência em doses menores”, explica Pacheco. De acordo com o gerente, a expectativa é trazer essas soluções ao mercado em três anos.

CEO global, Steve Hawkins (à esquerda), em um dos laboratórios da ADAMA no Brasil, conferindo as novas tecnologias produzidas para o mercado

 

Cadeia sustentável – A busca por componentes ambientalmente mais sustentáveis, faz com que a ADAMA tenha parcerias com fornecedores estratégicos. Um dos fornecedores da ADAMA, por exemplo, já trabalha com uma pegada mínima de emissão de carbono, enquanto outros possuem roteiros de descarbonização em vigor para os próximos anos e ambição de zero emissões líquidas até 2050.

Segundo o líder em Sustentabilidade da ADAMA no país, Roberson Marczak, isso reforça o compromisso da ADAMA com a sustentabilidade e os escopos 1, 2 e 3 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol). Esses escopos são definidos por uma iniciativa global amplamente aceita para contabilizar e relatar emissões de gases de efeito estufa.

“Os escopos 1 e 2 tratam das emissões associadas diretamente às operações de uma empresa, enquanto o escopo 3 se refere às outras emissões indiretas que ocorrem ao longo da cadeia de valor. Nosso recém-finalizado inventário de gases de efeito estufa demonstra o nosso comprometimento com os escopos 1 e 2; e essa construção da cadeia de suprimentos cada vez mais sustentável com o escopo 3, considerado o mais amplo e desafiador para gerenciar, por estar fora do controle direto da companhia”, destaca Marczak.

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.

Connectare Comunicação