Novo bag de armazenamento, da Girassol Agrícola, terá tecnologia que propicia barreira ultra restrita de gases e umidade, preservando características fundamentais para a performance das cultivares no campo

Levar mais qualidade, tecnologia e segurança para o produtor rural contribui diretamente com o desenvolvimento da agricultura e oferta de alimentos e fibras para a população mundial. As inovações desempenham um papel crucial nesse aspecto e é com esse objetivo que a Girassol Agrícola, uma das sementeiras líderes no Cerrado brasileiro, lançou seu novo big bag de armazenamento de sementes de soja com atmosfera isolada, o Bag ATI.

Inédita no Brasil, a embalagem possui um sistema diferenciado, onde o bag convencional de soja ganha uma camada de proteção interna, o chamado Liner, um plástico co-extrusado de sete camadas. Esse material propicia uma barreira ultra resistente a gases e umidade, assim como embalagens comerciais de alimentos, àquelas chamadas “à vácuo”. O objetivo da companhia é garantir maior vigor e performance de produtividade em escala comercial. “Significa um marco na conservação, uma tecnologia disruptiva focada na maximização do vigor de sementes”, destaca Winicius Menegaz, gerente de produção de sementes da Girassol Agrícola.

O profissional explica que a tecnologia tem como objetivo principal a máxima manutenção da qualidade das sementes ao longo do tempo e, no caso da soja, “trará conservação durante o armazenamento no sementeiro e cliente final”, diz. Pessoalmente envolvido com o estudo da tecnologia através de sua tese de doutorado, Winicius conta que os benefícios da inovação estão validados por quase 30 anos, inclusive com pesquisas da Embrapa e dissertações de mestrado.

“Os estudos nos mostram que quando as sementes de soja são embaladas com umidade pouco inferior ao padrão (um pouco mais secas) nesse ambiente controlado, permite-se maior conservação, seja pela baixa troca de gases com o ambiente ou baixo nível de oxigênio que está sendo disponibilizado, diminuindo assim seu metabolismo. Neste caso, as sementes entram em estado de conservação máxima”, completa.

 

Linha do tempo – A Girassol Agrícola é uma das sementeiras mais antigas do País e iniciou a produção de sementes de soja em 1988. Na época, o armazenamento do produto era feito em sacarias de polipropileno com 50 quilos. Em seguida, a empresa passou a utilizar sacas de papel de 40 quilos. Esse tipo de embalagem permitia uma conservação um pouco melhor nos armazéns, que ainda não eram climatizados.

Valmir Missio, gerente de produção industrial da Girassol Agrícola, já trabalhava na sementeira neste período e acompanhou, ao longo dos anos, a busca por mais melhorias. Assim nasceu o big bag de mil quilos de sementes, mas que ainda não era o mais adequado em praticidade, pois o produtor tinha que fazer o cálculo do PMS (peso de mil sementes) antes de plantar.

Com mais alguns anos, de forma pioneira e atendendo uma necessidade das áreas maiores do Cerrado, a sementeira criou para a soja o “bag de 5 milhões”, assim chamado pela quantidade de sementes em cada embalagem, agora com até 700 quilos. A empresa seguiu priorizando melhorar não só a conservação, mas também o trabalho no campo, e incorporou o primeiro tratamento industrial de sementes, de forma parcial. “Hoje temos o Abre e Plante, a semente vai pronta, com TSI completo”, acrescenta Missio.

E a partir da próxima safra, o bag de atmosfera isolada chegará ao mercado, mas, segundo a empresa, as inovações não param aí. “Hoje, a necessidade de tecnificação agrícola e o aumento dos custos tornam o produtor cada vez mais exigente na escolha dos insumos e isso reflete na busca por novas alternativas por parte do setor. É isso que fazemos, estamos buscando constantemente mais vigor e mais germinação”, pontua o gerente.

 

Campanha de Soja 2024/25 – A inovação de armazenagem faz parte da nova campanha comercial da empresa, que além do Bag ATI vai oferecer uma bonificação para casos de replantio e garantias de qualidade acima da média do mercado. O lançamento aconteceu em Rondonópolis/MT, sede da Girassol Agrícola, no último dia 14, e terá mais uma etapa em janeiro, com a realização do G.A.Tec Soja, no dia 20.

Em sua 5ª edição, o evento é um verdadeiro congresso dentro do campo, onde além de painéis com especialistas na cultura, o público poderá conferir o portfólio de variedades comerciais da empresa, com novidades, e soluções do mercado de sementes, através de empresas parceiras. Em breve as inscrições, que são gratuitas, estarão disponíveis.

Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja e algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração.

Rural Press