Companhia é uma das patrocinadoras do evento, que acontece dias 8 e 9 de novembro, em São Paulo, para debater o futuro do setor florestal.

O Brasil é um dos dez maiores produtores de celulose do mundo e o eucalipto é um dos principais plantios. No entanto, tal como a agricultura, a silvicultura (cultivo de florestas plantadas) também é ameaçada pelo ataque de pragas com potencial de reduzir drasticamente a produtividade. O psilídeo-de-concha (Glycaspis brimblecombei) é um dos maiores riscos. Trata-se de um inseto sugador, relatado pela primeira vez no país em 2003, e que causa fumagina, seca dos ponteiros e desfolha (responsável por diminuir a atividade fotossintética das plantas e, consequentemente, por afetar seu desenvolvimento e produção).

Em espécies consideradas mais suscetíveis ao ataque de psilídeos, altas infestações podem levar à morte das plantas. Estima-se que, se não adotadas medidas prévias de controle, a mortalidade de plantas pode chegar a 15% no primeiro ano e até 40% no segundo ano.

O controle biológico está entre as medidas eficientes para enfrentar o problema. Com o intuito de apresentar o que há de mais eficiente em soluções tecnológicas para maior rentabilidade, produtividade e sustentabilidade dos cultivos, a Vittia é uma das patrocinadoras do HDOM Summit 2023, evento com foco no futuro do setor florestal. O encontro será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Milenium Centro de Convenções, na cidade de São Paulo – momento em que importantes tomadores de decisão estarão reunidos para tratar de temas relevantes do setor.

“Os investimentos no setor florestal estão em ascensão e, com isso, a adoção de insumos de alta tecnologia desempenham um papel fundamental para um manejo sustentável e eficiente”, afirma o Gerente Executivo Regional de Vendas da Vittia, Raphael Bianco. “A Vittia tem um portfólio robusto, atendendo a demanda do setor na parte de nutrição de plantas, condicionadores de solo, condicionadores de calda, bioestimulante vegetal, inoculantes e controle biológico de pragas e doenças. A inovação da companhia para o setor florestal está no lançamento de um agente macrobiológico – predador de praga da parte aérea, que apresenta alta capacidade de redução da pressão do psilídeo-de-concha, com eficiência comprovada e sustentável”, completa.

 

Criso-Vit: combate de inimigos pela ação de predadores naturais – O Criso-Vit é um dos trunfos do portfólio Vittia para auxiliar o produtor a combater o psilídeo-de-concha. O inseticida macrobiológico tem aplicação segura e inovadora, por meio de drones ou liberação manual.

“A adoção do manejo biológico a curto, médio ou longo prazo se mostra eficiente na redução da pressão de pragas. Alguns de nossos estudos mostram que em 4 anos com uso do Criso-Vit (metade do ciclo de produção do eucalipto) reduziu-se em 68% a área com incidência de psilídeo-de-concha”, diz Raphael. Por isso, é fundamental que o produtor faça o monitoramento de pragas em sua plantação, podendo também fazer uso de agentes biológicos de forma preventiva.

Já o Tetra Duo-Vit, aplicado por meio de drones, tem como alvo a lagarta dos eucaliptos (Thyrinteina arnobia), que se alimenta dos tecidos das folhas e geralmente provoca a desfolha da planta.

Vale lembrar que na década de 1990, a Vittia foi pioneira ao apresentar ao mercado florestal, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, o Meli-X Turbo, o primeiro inoculante de eucalipto registrado no Brasil, com alta performance na promoção de crescimento vegetal e disponibilização de nutrientes.

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 52 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.

Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.

A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1.200 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2022, a receita líquida da empresa foi de R$ 851 milhões.

Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.


Weber Shandwick