Com o intuito de explicar a aplicabilidade, eficiência e ganhos ambientais e econômicos que o adubo orgânico, produzido a partir de lodo derivado do tratamento de esgoto, promove na plantação de bananas, a Tera Nutrição Vegetal realizou um encontro com produtores do Vale do Ribeira, uma das regiões brasileiras que mais produz a fruta. O evento ocorreu no dia 13 de setembro, no Restaurante e Churrascaria Turismo Grill, na cidade de Registro/SP, e contou com a participação de cerca de 30 agricultores.

“O composto orgânico que produzimos é certificado, aprovado pelos órgãos competentes e tem excelentes resultados em diferentes cultivos, especialmente no de banana. Nosso objetivo foi apresentar os insumos aos agricultores, destacando como podem melhorar o desempenho de suas plantações”, ressalta Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo e responsável técnico pelos adubos. Ele explica que os fertilizantes da Tera suprem parte significativa da demanda de nutrientes das culturas nas quais são empregados. Também contribuem muito para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas dos solos, aumentando a eficiência e aproveitamento dos minerais, inclusive podendo substituí-los em até 50%. Além de promover a padronização dos cachos e atuar no controle de pragas e doenças como o Mal de Panamá, causada por um fungo de solo denominado Fusarium.

Na ocasião, os participantes puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas com os especialistas presentes e conferir os resultados de agricultores que já utilizam o composto e tiveram retorno significativos em seus plantios.

Os adubos orgânicos da Tera são um exemplo perfeito de economia circular. Têm origem em resíduos processados na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Jundiaí. Antes indesejados e muitas vezes destinados a aterros sanitários, esses materiais são transformados em fertilizantes, retornando ao ciclo produtivo. Conforme critérios contidos na Instrução Normativa 61/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os fertilizantes orgânicos compostos da Tera Nutrição Vegetal têm sua qualidade reconhecida pelas autoridades competentes. São autorizados para uso irrestrito na agricultura. Atendem, ainda, aos rigorosos critérios de excelência e segurança atestados com o selo IBD de “Qualidade Certificada”.

Ricardo Viveiros ﹠ Associados – Oficina de Comunicação