A médica veterinária da Reino Rural Saúde no Campo, Fabiana Sabino, afirma que essa técnica aumenta em até 30% a fertilidade da vaca

Uma das principais causas do baixo desempenho reprodutivo da pecuária de corte está diretamente relacionado ao atraso na manifestação do primeiro cio pós-parto do animal. Este atraso apresenta duas causas principais: deficiência nutricional e a amamentação.

Com isso, tendo como consideração esses fatores e com o objetivo de poupar a vaca do estresse da amamentação, mas sem prejudicar o desenvolvimento do bezerro, os produtores rurais estão alternando suas estratégias de desmama.

Uma das técnicas utilizadas e que vem chamando muito a atenção dos produtores rurais é a de desmama temporária ou interrompida. Essa estratégia além de ser de fácil adesão, não tem custo nenhum para o produtor rural.

De acordo com a médica veterinária da Reino Rural Saúde no Campo – franquia especializada em produtos agropecuários – Fabiana Sabino, essa técnica é empregada para melhorar a fertilidade do rebanho de corte. “Consiste em separar o bezerro da vaca, por um período de 48 a 72 horas, a partir de 40 dias após o parto.”

 

Principal benefício – A técnica da desmama temporária é bem aceita entre os produtores rurais por conter diversos benefícios para a produção do gado de corte, sendo uma delas o fato de não ter nenhum custo, o que é altamente compensatório ao pecuarista.

“O principal benefício dessa técnica é o aparecimento do cio nessas vacas. Com isso, nós contamos com a possibilidade de aumentar em até 30% a fertilidade do rebanho”, detalha Fabiana.

 

Início do cio – O produtor rural deve ficar ciente de que, após o período da desmama temporária, a vaca não entrará no cio imediatamente, esse é um processo que levará alguns dias para acontecer.

“Quando o bezerro retornar para a vaca, ou seja, quando terminar o processo de desmama temporária, o cio não acontecerá naquele exato momento, ele ocorre em 21 dias após a execução da técnica. Isso acontece, pois o ovário do animal estava parado, sem nenhuma movimentação reprodutiva. Somente após esse choque hormonal que o ovário irá começar a funcionar, mas não quer dizer que o cio é imediato. Quando ele começar a trabalhar irá dar início a todo processo”, detalha Sabino.

 

Cuidados com os bezerros – Apesar de ser uma estratégia onde o foco principal são as vacas, o produtor rural também deve ter uma atenção especial com os bezerros, para que eles passem por esse processo sem nenhum tipo de estresse e tenham um crescimento satisfatório.

“Os bezerros podem permanecer no mangueiro, por 48 a 72 horas, durante a separação temporária, com água e forragem (feno, capim fresco ou ração) à vontade, enquanto as mães pastam e descansam nas mangas do lado de fora. Essa proximidade serve para acalmar os animais”, comenta a médica veterinária da Reino Rural.

Fabiana ainda afirma que a separação temporária não oferece o menor prejuízo ao peso dos bezerros. “O produtor rural também deverá caprichar na alimentação desses bezerros e inserir a suplementação, sendo um dos indicados o VeS Super Premium Phós da Reino Rural.”

 

Suplementação é essencial – Assim como em todas as fases da criação desses animais, para ajudar a vaca a terminar esse processo e ter um bom resultado reprodutivo, é extremamente importante incluir na sua dieta um suplemento mineral indicado para esse período.

“Atualmente, a Reino Rural trabalha com uma linha muito eficaz para essa estratégia. Dessa maneira, indicamos o VeS Super Premium Phós e VeS Super Premium Cio para que o produtor rural consiga um bom resultado no seu rebanho”, finaliza Fabiana.

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 mil com retorno previsto de 4 a 6 meses.

Fatos & Ideias