Segundo a Unica, produtores perderam qualidade da matéria-prima em junho em função do estágio de maturação que não foi atingido; soluções da Corteva Agriscience auxiliam o agricultor no avanço da lavoura, além de controlar as principais pragas e doenças

A safra 2023/24 da cana-de-açúcar já está bem avançada. Segundo o último boletim da União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), no acumulado até junho, a moagem atingiu 209,79 milhões de toneladas, ante 188,14 milhões de toneladas registradas no mesmo período do ciclo anterior – um avanço de 11,51%. Já a qualidade da matéria-prima, aferida com o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na segunda quinzena de junho, foi de 133,04 kg por tonelada (kg/ton), contra 137,19 kg/ton na safra 22/23, uma variação negativa de 3,02%. De acordo com a entidade, a queda na qualidade pode ser atribuída à antecipação da colheita de áreas cuja planta não atingiu o estágio de maturação plena. Para maximizar a maturação do canavial, é necessário um manejo eficiente do canavial, e a Corteva Agriscience, por meio da Linha Cana, conta com um portfólio para apoiar o produtor neste desafio.

Segundo Michel Fernandes, agrônomo e consultor do setor sucroenergético, neste ciclo da cultura, diferente de outros anos, o Centro-Sul está sendo impactado pelo El Niño. “Temos chuvas acima da média nas principais regiões produtoras, que estão deixando os canaviais mais verdes por conta de um acúmulo de água. Situação bem diferente dos últimos invernos, que foram secos e bem restritivos. Neste ano, estamos com a presença da umidade, que está deixando algumas plantas ainda em estágio vegetativo. Com isso, o ATR está um pouco menor e para fazê-lo aumentar, a melhor recomendação é a aplicação de maturadores, mesmo no meio da safra”, aponta.

Tainá Sipos, Líder de Marketing de Cana da Corteva Agriscience, salienta que a qualidade da matéria-prima colhida, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar processada, está abaixo da esperada, por conta do impacto das chuvas, e ainda não acumulou os níveis desejáveis de açúcares nos colmos. “Com isso, os maturadores estimulam a planta a aumentar a conversão e acúmulo de sacarose, que é o açúcar no colmo. Assim, é possível maximizar e melhorar a qualidade da matéria-prima”, exemplifica.

A Linha Cana conta com o Curavial® – maturador que possui ampla janela de colheita e que também oferece rápida velocidade de resposta no acúmulo de sacarose da cana. Esta característica permite a sua utilização em qualquer período da safra, sem causar a morte da gema apical e sem impactos na brotação da soqueira. Além disso, o Curavial® proporciona flexibilidade e auxilia no planejamento da colheita com ganhos significativos de ATR, melhorando a qualidade do canavial.

No final da safra, Curavial®  auxilia na manutenção e preservação do acúmulo adquirido do ATR (que sofre redução por conta das chuvas e da retomada do crescimento da planta) e na qualidade da matéria-prima, além de trazer flexibilidade no planejamento da utilização do produto, já que o maturador permite que a cana possa ser colhida 21 dias após a última aplicação.

 

Invasoras no canavial – Outro ponto de atenção em um momento com alta incidência de chuvas nas principais regiões produtoras da cultura é a presença das plantas daninhas. “Com a umidade, as invasoras podem surgir e causar prejuízos de até 80% à produtividade da cultura, principalmente em razão da competição por nutrientes, água e luz, além de afetar a qualidade da matéria-prima, a operacionalização da colheita e a longevidade do canavial. Por isso, seu controle efetivo é de extrema importância para a produtividade”, alerta Tainá.

Para o controle das daninhas, principalmente, em um período úmido, a Corteva conta com o herbicida Coact®️, que integra o portfólio em constante evolução da Linha Cana. Ele é eficaz no controle das principais plantas infestantes do canavial. Já é conhecido pela sua atuação na temporada das chuvas, mas também pode ser aplicado em qualquer período.

Coact®️ é um herbicida seletivo que pode ser aplicado em cana-planta e cana-soca, em pré e pós-emergência da cultura, por isso sua grande flexibilidade de uso. Outro destaque da solução é o seu longo residual, mesmo com aplicação em temporada úmida ou seca. Coact®️ é eficiente no manejo de folhas largas como a Ipomea e Merremia e em folhas estreitas como Digitarias e Sorgo. A inovação pode ser combinada com outras soluções do portfólio da Linha Cana, composto por herbicidas, inseticidas, fungicidas, maturadores e seus lançamentos em produtos biológicos. As soluções inovadoras da companhia trazem maior produtividade e sustentabilidade para a cana-de-açúcar.

“Em todo o cultivo da cana-de-açúcar, que é uma cultura muito diversa e conta com diferentes ciclos e fases, o produtor deve estar preparado para o controle de pragas e doenças que podem aparecer e prejudicar a produtividade da lavoura. Para isso, ele pode contar com as soluções da Corteva para um manejo eficiente com herbicidas, fungicidas, inseticidas, maturadores e biológicos, além do conhecimento técnico do time para te auxiliar e maximizar sua produtividade”, finaliza Tainá.

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações.

InPress Porter Novelli