Em três episódios, série desmistifica pulverização aérea e explica como funciona a prática agrícola

Em meio a alta demanda mundial por alimentos, diversas técnicas agrícolas são essenciais para o aumento seguro e rápido da produtividade no campo. Uma dessas tecnologias é a pulverização aérea, prática já muito difundida na agricultura brasileira, mas pouco conhecida de fato por grande parte da população. No dia 19 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional da Aviação Agrícola, a CropLife Brasil (CLB) lança a websérie “Voar é Preciso”. Com três episódios, a websérie tem como principal objetivo mostrar a importância da prática para o setor e a segurança do uso dessa técnica.

“Nos últimos anos, a pulverização aérea ganhou destaque na mídia por conta da proibição da prática em algumas partes do País e pela difusão de informações não fundamentadas sobre possíveis prejuízos no campo e para a população. O fato é que a pulverização aérea é uma prática regulamentada e segura para a sociedade. Além disso, permite uma maior agilidade na aplicação de fertilizantes e defensivos, químicos ou biológicos, que muitas vezes não pode ser atingida com a aplicação terrestre”, destaca Eduardo Leão, presidente-executivo da CropLife Brasil (CLB).

 

Segurança para todos – A segurança de quem aplica e de todos ao redor vem em primeiro lugar. A CropLife Brasil é patrocinadora do Programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), projeto voluntário de certificação e boas práticas que tem como meta aumentar a responsabilidade ambiental nas aplicações de defensivos agrícolas químicos e biológicos, por meio do controle dos fatores que levam a uma pulverização eficaz e segura.

“Os treinamentos incentivam a capacitação e qualificação das empresas do setor. O programa estabelece uma série de regras que determinam que a atividade só pode ser realizada por profissionais devidamente qualificados e certificados. Isso reduz inúmeros riscos, principalmente o ambiental”, informa Roberto Araújo, líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil.

 

Websérie “Voar é Preciso” – A série, feita em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) e a Consultoria AgIn, conta com a participação de produtores rurais, engenheiros agrônomos e pilotos especializados em pulverização aérea. Em seus três episódios, esclarece como funciona essa prática, em quais culturas é utilizada, e como funciona todo o processo de formação de novos pilotos agrícolas, um curso que dura cerca de 40 dias e segue a legislação rigorosa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A tecnologia envolvida e a evolução dos processos de aplicação aérea também são temas destacados na websérie. “A CropLife acredita em uma agricultura moderna, tecnológica e sustentável. Aquela que permite um futuro a toda uma cadeia produtiva, e que se adapta aos constantes desafios do setor”, conclui Araújo.

O primeiro episódio já está disponível no canal do YouTube da CropLife Brasil. Os demais serão lançados nos próximos dias.

 

Dia Nacional da Aviação Agrícola  – A data comemorativa marca a primeira operação aeroagrícola no Brasil, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Na ocasião, em 1947, foi utilizado um avião com um sistema improvisado de pulverização com o objetivo de combater uma praga de gafanhotos responsável pela destruição de diversas culturas na região. Até hoje, essa praga é motivo de grandes preocupações em diversos continentes, mobilizando governos e outros agentes públicos.

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Com a adoção do novo posicionamento, representado pelo slogan, #ConectadosPeloCampo e #JuntosPeloFuturo, a CLB reforça seu compromisso como geradora de soluções para os desafios complexos que envolvem os sistemas alimentares e a agricultura em todo o mundo e ressalta a importância de um esforço conjunto para a construção de um futuro mais sustentável.

Hill + Knowlton Brasil