Ao todo, estão sendo instaladas cinco torres de conectividade que proporcionarão 92% de cobertura da propriedade e arredores

A Sol, um ecossistema de inovação onde o produtor agrícola encontra num único lugar soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural, firmou parceria com a Usina Açucareira Guaíra, uma das maiores empresas do setor sucroenergético do Centro Sul do Brasil, para a implantação de um novo projeto de conectividade no campo que irá instalar cinco torres de transmissão, cobrindo cerca de 90% dos 412km² da propriedade e nos arredores da cidade de Guaíra, no interior de São Paulo.

De acordo com Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, solucionar o gap de infraestrutura de telecomunicações e cobertura de internet nas zonas rurais é decisivo para que os produtores possam explorar ao máximo as tecnologias já disponíveis no campo, e a agricultura brasileira consiga dar um grande salto de produtividade. “Gostamos de comparar que, assim como a agricultura precisa de sol, nós também cobrimos o campo do produtor para que ele se desenvolva. No caso da parceria com a Guaíra, ao solucionar o problema de falta de conectividade, iremos ajudá-los a impulsionar a eficiência dos mais diversos aspectos de sua complexa gestão produtiva, industrial e administrativa”, explica.

Segundo José Augusto Prado Veiga, CEO da Usina Guaíra, esta eficiência total passa pela melhoria de cinco pilares: desenvolvimento de pessoas, melhoria contínua da performance operacional, gestão de custos e inovação tecnológica, além de aumento substancial da visão de ESG. “Por ser uma região com uma carência muito grande de conectividade, não tínhamos condições de operar em tempo real. O monitoramento das operações agrícolas, da produção à colheita da cana, por exemplo, chegava sempre com atraso, impossibilitando um gerenciamento eficaz, e que promovesse uma maior integração e interdependência entre si e com os processos industriais”, comenta o executivo.

 

Ganhos socioeconômicos – De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o setor agropecuário representa um contingente com acesso ainda tímido à internet. Na região Sudeste, por exemplo, a mais rica do País, apenas 36,95% dos produtores rurais estão conectados. Mesmo nestas condições, o Estado de São Paulo foi decisivo para que o Brasil pudesse produzir, na safra 2022/23, quase 550 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, essencial para a produção de itens como açúcar, etanol, álcool, entre outros. “Imagine o potencial produtivo que não podemos alcançar a partir de tudo aquilo que a conectividade permite destravar no campo”, sublinha Rodrigo Oliveira.

No caso da Usina Guaíra, isso significa destravar um sistema de produção que já processa aproximadamente três milhões de toneladas de cana-de-açúcar anualmente. Para se ter uma ideia, 100% da frota da operação agrícola agora estará plenamente integrada e conectada, permitindo um grande salto na gestão operacional e ambiental por meio da inteligência de dados para melhor tomada de decisão.

“As soluções tecnológicas em inteligência de dados e conectividade rural da Sol vão nos permitir atingir objetivos fundamentais do negócio: nos tornar referência em performance das operações agroindustriais no setor e garantir índices sustentáveis de rentabilidade e remuneração do capital do acionista. Além disso, vamos fortalecer nossos compromissos com responsabilidade social através da tecnologia”, afirma Prado Veiga.

Neste aspecto, o CEO da Usina Guaíra ressalta que não só os seus dois mil funcionários se beneficiarão diretamente da conectividade, mas também todas as comunidades do entorno. Afinal, a rede da Sol contratada pela empresa é aberta, pública e gratuita. “Nos orgulhamos de que este seja um projeto participativo e democrático, com ganhos incalculáveis para toda a região. Antes aqui existiam desertos de cobertura de rede, nos quais, não somente nossos times, mas também as pessoas de nossa região enfrentavam grandes dificuldades de comunicação. A conectividade vai permitir que a sociedade local ganhe agilidade para o desenvolvimento, segurança e até em casos de emergências. Só para citar alguns exemplos”, complementa.

A Sol – Internet of People é um ecossistema de inovação onde o produtor agrícola encontra num único lugar soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural. Fundada em 2020, a empresa já possui 8 milhões de hectares em processo de implantação de cobertura 3G/4G, em todo o território nacional. Com o objetivo de aumentar a eficiência e produtividade no campo, visando os pequenos, médios e grandes produtores, as tecnologias da empresa também resultam em grande impacto social, uma vez que a rede é pública e aberta para que as comunidades alcançadas pela área coberta desfrutem dos benefícios da conectividade, e geram vantagens econômicas e ambientais ao produtor ao permitir a otimização dos recursos necessários às atividades agrícolas.

Máindi