Valmet formaliza apoio ao projeto que proporciona lazer, esporte, cultura, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional para pessoas com deficiência e seus familiares

Ciente de sua responsabilidade em promover a transformação social, a multinacional finlandesa Valmet apoia diversos projetos nas áreas ambiental, social e educacional. Por meio do Programa de Responsabilidade Social, a empresa líder no desenvolvimento de soluções para os mercados de papel, celulose e energia busca contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente local e global, concentrando seus esforços em três temas que promovem a ciência, a natureza e a igualdade de oportunidades: “Oportunidades iguais para o bem-estar”, “Rumo ao futuro com a ciência” e “Protegendo o planeta para as próximas gerações”.

A ação, apoiada pela rede Gerando Falcões proporciona experiências, incentiva e promove atividades inclusivas para pessoas com deficiência e seus familiares.

Sua mais recente iniciativa é o apoio ao Circuito Inclusão Solidária, um projeto mineiro sem fins lucrativos que conta com o apoio de diversos parceiros da iniciativa pública e privada, assim como voluntários. A ação, apoiada pela rede Gerando Falcões que atua há 11 anos em periferias e favelas fomentando a qualificação profissional e proporcionando experiências por meio da cultura, do esporte e da qualificação profissional, incentiva e promove opções de lazer e atividades recreativas inclusivas para pessoas com deficiência e seus familiares, ampliando o acesso ao lazer, cultura, esporte e desenvolvimento social.

Fundado em 2017 em Contagem (MG), o projeto é viabilizado por meio de doações de pessoas físicas, parcerias, patrocínios e permutas com empresas que acreditam e apoiam a causa da inclusão social. “O suporte da Valmet é fundamental para somarmos esforços e ampliarmos cada vez mais esse projeto. Com o programa de apadrinhamento será possível aumentar nossa capacidade de atendimento, promover novos eventos e adaptar brinquedos e aparelhos eletrônicos, criando novas oportunidades de acessibilidade e inclusão”, explica a presidente da ONG, Debora Batista.

 

Frentes de atuação da ONG Circuito Inclusão e reconhecimento da ONU – Considerada a primeira organização acelerada e unidade referência da Gerando Falcões na inclusão de pessoas com deficiência, a instituição mineira faz parte de um ecossistema de desenvolvimento social e possui um plano de expansão para formação de líderes sociais em todo o Brasil. Com a ajuda da Gerando Falcões, a Circuito Inclusão promove diversos eventos mensais para angariar fundos e aumentar a conscientização sobre a causa.

Dentre as principais iniciativas estão o “Circuito nas Escolas”, uma parceria com a Secretaria de Educação de Contagem/MG que realiza rodas de conversas com os alunos para tratar de temas como diversidade, empatia e educação física inclusiva; a “Colônia de Férias”, que oferece uma série de atividades inclusivas para pessoas com deficiência, como balé, música ao vivo, brinquedos infláveis e brinquedos inclusivos; a “Corrida do Circuito Inclusão”, que promove pequenas maratonas nas ruas; o “Futebol Inclusivo”, realizado por times de cadeirantes robotizados; e o “Piquenique Inclusivo”, que proporciona momentos de lazer, inclusão e fortalecimento dos vínculos familiares para pessoas com deficiência e suas famílias. Além disso, a ONG atende diariamente 120 pessoas, totalizando 960 por semana, fornecendo alimentos, orientações e acompanhamento socioemocional.

“Nós também desenvolvemos o programa ‘Eu Lidero’, apoiado pela Fundação Oliveira Foundation e John Maxwell Leadership Foundation, que treina habilidades das crianças para se tornarem líderes saudáveis no futuro. Somos pioneiros desse projeto no país e pretendemos expandir e motivar jovens a se tornarem líderes de si mesmos. Outra iniciativa interessante é o ‘Programa Jovem Falcão’, que treina os jovens para o mercado de trabalho”, complementa Débora. Cabe destacar que, além das pessoas com deficiência, a ONG amplia o atendimento para todos os familiares, amigos e pessoas próximas, preparando indivíduos responsáveis socialmente e atentos à inclusão social. “Habilitamos a intencionalidade e disponibilidade na sociedade, para que eles tenham ferramentas e consigam criar estratégias eficazes para, assim, verdadeiramente promover a inclusão social”.

Para captação de recursos, a instituição promove bazares de doações de roupas, sapatos e itens de decoração, além de ter construído um EcoPonto para doação de óleo de cozinha e outro espaço destinado à reciclagem de papéis, plástico, garrafas PET, lacres, entre outros materiais.

Em 2022, o Circuito Inclusão recebeu o “Prêmio ONU Mulheres – Uma Vitória Leva à Outra” pelo seu trabalho de impacto coletivo e conscientização de meninas e mulheres para o esporte. “Nossa proposta é criar uma consciência coletiva e expandida que rompa o ciclo de violência e pobreza  vivenciado por essas mulheres. Com isso, adotamos o esporte para enfrentar desafios grandes e complexos diariamente”, explica a presidente.

 

Programa de Responsabilidade Social Valmet – A Agenda Sustentabilidade 360º da Valmet abrange aspectos ambientais, sociais e de governança como parte integrante de sua estratégia. “Nos esforçamos para sermos cidadãos responsáveis e entendemos que é importante agir localmente e criar um impacto positivo nas regiões onde operamos. Com base nesse objetivo, realizamos ações em diferentes setores e apoiamos programas locais”, afirma a gerente de Marketing e Comunicação da Valmet na América do Sul, Fernanda Yanaze Maia.

Como parte da pauta, a Valmet possui um Programa de Responsabilidade Social que visa contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente local e global. Atualmente, o programa atua em âmbito global na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, China e Ásia-Pacífico, dedicando anualmente € 150.000 para diversos projetos.

Quem se interessar e puder ajudar à ONG Circuito Inclusão Solidária, basta CLICAR AQUI  e verificar os diferentes formatos de apoio disponíveis.

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação, válvulas e controladores de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile.

Central Press