Soluções naturais da Alltech Crop Science promovem interação com solo e planta, que mitigam perdas do manejo convencional e melhoram qualidade e produtividade

 

Produtores de hortaliças, legumes e frutas encontram na biotecnologia a solução para melhorar o desenvolvimento das culturas, minimizando os estresses ambientais e colhendo safras com melhor qualidade e maior quantidade. Fruto de muita pesquisa, a Alltech Crop Science desenvolveu e agregou à sua linha de adubos a tecnologia exclusiva Nutri-Link, à base de compostos orgânicos, oriundos de processo de fermentação controlada, que resulta em maior rendimento na aplicação e maior eficiência na disponibilidade dos elementos para alcançar máxima produtividade com menor impacto ambiental. “A ideia é promover a interação entre fertilizante, solo e planta”, destaca o engenheiro agrônomo Leonardo Porpino Alves, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Alltech Crop Science.

O especialista aponta que “o aumento da eficiência no fornecimento dos nutrientes é imprescindível, já que o adubo convencional tem perdas muito altas, pois para alguns elementos, como o fósforo, o aproveitamento pode se limitar a apenas 35 a 40% do nutriente fornecido”. Apesar de produzirem efeito benéfico no fornecimento dos elementos nutricionais para o ambiente da planta, os sais, que são a base das formulações dos fertilizantes, também podem causar problemas, principalmente aos solos e às raízes. Além disso, outros problemas contribuem para a redução da eficiência, como a lixiviação, quando o elemento é lavado e penetra no solo para profundidades além daquelas ocupadas pelas raízes, podendo trazer prejuízos econômicos e ambientais.

Segundo o engenheiro agrônomo, a biotecnologia, que é a base dos produtos da Alltech, potencializa os recursos naturais, deixando o ambiente mais favorável para a planta. “A utilização dessa tecnologia permite que o fertilizante reduza ao máximo suas perdas, pois o aditivo incorporado confere a liberação do nutriente conforme a demanda da planta”, explica. De acordo com Porpino, a agricultura necessita desse tipo de tecnologia, uma vez que o sistema de cultivo convencional já traz modificações importantes nas condições naturais, proporcionadas por estresses bióticos (causados por organismos vivos) e abióticos (como temperatura, irradiação e deficiência hídrica). “Quanto menos estresse, mais a planta vai se desenvolver forte e saudável”, resume, ressaltando que a tecnologia Nutri-Link interage com a planta fisiologicamente, além de permitir que o solo não seja saturado com sais e os elementos fiquem biodisponíveis, o que ajuda no metabolismo dos vegetais.

“O uso incorreto dos fertilizantes convencionais pode ocasionar condições limitantes ao desenvolvimento das plantas a médio e longo prazo, e isso pode degradar o maior patrimônio do agricultor, que é o seu solo. Com a biotecnologia, o solo fica mais saudável e é regenerado, já que o fertilizante interage  e favorece o desenvolvimento da microbiota (micro-organismos benéficos no solo), o que impacta positivamente na saúde do solo e pode proporcionar maiores produtividades”, salienta o gerente da Alltech Crop Science. A tecnologia sustentável provoca um efeito aditivo, pois após a colheita, o ambiente estará favorável para o novo ciclo produtivo. Outro benefício do Nutri-link é o incremento de qualidade, observado tanto nas folhas das hortaliças quanto na doçura e firmeza das frutas.

A Alltech Crop Science apresenta sua linha de adubos com a tecnologia Nutri-Link na 28ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, a maior exposição do setor hortifrutícola da América Latina, que acontece de 21 a 23 de junho em Holambra (SP). Para produção de hortaliças, legumes e frutas, são indicados os fertilizantes Stabilize Phos® e Stabilize Nitro®, com maior concentração, respectivamente, de fósforo e nitrogênio. O primeiro é mais indicado para o início do cultivo, quando a demanda maior é energética. Já o segundo é recomendado para o desenvolvimento, quando a planta se estabelece. Em seu estande, a empresa receberá clientes de todo o Brasil e também estará à disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas e fechar novos negócios.

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de fertilizantes sólidos, nutrição, solo, proteção e performance, auxiliando na sustentabilidade e lucratividade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

Centro de Comunicação