Dando continuidade ao projeto de expansão, após receber aporte de 1,9 milhão de dólares, a startup Symbiomics, companhia de biotecnologia focada no isolamento de microrganismos disruptivos para agricultura, inaugura seu próprio laboratório, em Florianópolis (SC). Com capacidade para comportar um corpo de pesquisadores e técnicos de 20 profissionais, o espaço de 300 m² permitirá a execução das atividades de microbiologia e biologia molecular necessárias para o desenvolvimento dos produtos.

O laboratório ainda dá autonomia para a startup conduzir os cinco passos necessários para o processo de produção de bioinsumos: isolamento de microrganismos, sequenciamento genético, desenho do produto, teste em casas de vegetação e validação em campo. “Os insumos agrícolas baseados em microrganismos são alternativas sustentáveis que reduzem, ou mesmo substituem, os agroquímicos, além de aumentar a produtividade do campo. Por isso, são de extrema importância o estudo e desenvolvimento deles”, afirma Jader Armanhi, cofundador e COO da companhia.

Com grande capacidade para produzir soluções biológicas de alto desempenho, a Symbiomics se consolida como biotech inovadora no emprego de pesquisa e desenvolvimento diferenciado do mercado. Além disso, até o final do ano, planeja construir casas de vegetação próprias para validação dos produtos desenvolvidos.

A Symbiomics é uma startup de biotecnologia. Fundada em 2021, tem como objetivo transformar globalmente a agricultura com produtos biológicos de nova geração. A companhia desenvolve soluções de alto desempenho para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável e com menor impacto ambiental. Os produtos contêm microrganismos utilizados para múltiplas aplicações, como nutrição vegetal, biocontrole, sequestro de carbono e bioestimulante. O departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa trabalha com o que há de mais avançado no mercado em genômica, microbioma e análise de dados para aumentar a produtividade de culturas agrícolas por diversos meios, como biofertilização, aumento da resiliência a estresses ambientais e controle biológico.

Casa9 Agência de Comunicação