Parceria entre Bauer do Brasil e Micropower apresenta solução que causa menos impacto ambiental, reduz custos para produtores rurais e aumenta a eficiência

A Bauer do Brasil, em parceria com a Micropower, lançou um sistema híbrido de energia que reduz o uso de combustível em até 80% e resulta em menor emissão de CO² para a irrigação das plantações, durante a feira AgriShow, em maio deste ano. A solução energética combina energia solar com baterias e é complementada por outras fontes de combustíveis aplicada ao pivô.

O pivô central, um dos principais sistemas de irrigação por aspersão utilizados no mundo, possui um papel fundamental nessa nova tecnologia. É ele que distribui a água de forma uniforme e controlada. Além de ser fácil de operar e exigir pouca mão de obra, esse sistema tem capacidade de irrigar grandes áreas com apenas um equipamento.

No Brasil, um dos grandes desafios enfrentados pelos produtores é a disponibilidade de energia para o funcionamento desse sistema de irrigação. Diante dessa realidade, a parceria entre as duas empresas apresenta soluções que causem menos impacto ao meio ambiente ao mesmo tempo em que reduzem custos. O grande diferencial do sistema apresentado é o software de gerenciamento de energia (EMS), que integra diversas fontes geradoras e proporciona maior eficiência energética por meio de armazenamento de energia da produção, que é uma preocupação significativa ao utilizar exclusivamente a energia solar.

Escolher uma nova fonte de energia não é suficiente para garantir o bom funcionamento das operações. Com base na experiência da Micropower, é necessário ter uma solução inovadora e sustentável para atender às necessidades dos produtores rurais. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor agrícola representa 13% da energia solar no Brasil, e espera-se que essa tendência de crescimento continue, estimulado pela Lei 14.300/2022, que garante a manutenção da regra que determina o retorno da energia cedida à concessionária retorne para o local.

Para compreender melhor esse assunto, é importante considerar os custos envolvidos na implantação, operação e manutenção desses sistemas, bem como os benefícios que podem ser obtidos para os produtores e suas plantações. A irrigação é uma tecnologia que requer um investimento inicial e operacional elevado. Existem dois grupos principais de custos: os fixos, que incluem aquisição de equipamentos, tubulação, instalação elétrica, impostos, taxas, depreciação e seguro; e os custos variáveis, que estão relacionados ao uso da máquina, como energia, reparos, peças, lubrificantes e manutenção em geral.

A solução oferecida permite que o produtor adote uma abordagem 100% sustentável e mantenha a continuidade da irrigação ao fazer a transição energética do diesel para a energia solar, com armazenamento em baterias inteligentes. Rodrigo Parada, CO-CEO da Bauer do Brasil, destaca que o objetivo é desenvolver uma solução completa para que os produtores possam ter uma fazenda inteligente, incluindo um sistema de irrigação abrangente e a disponibilidade de energia, desde a aquisição dos equipamentos até o funcionamento de todo o sistema de irrigação.

A Bauer do Brasil tem como missão unir tradição e progresso no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e soluções eficientes. A digitalização, a precisão e a agricultura inteligente estão entre as principais áreas de interesse estratégico da empresa. Portanto, é essencial estabelecer parcerias com empresas que compartilhem objetivos semelhantes.


Zaru Comunicação